Por Tiago Fleming
Diretor Marketing e Comunicação do Banco Carregosa e Vice Presidente da APPM
27 de maio de 2023
O repto quando nos é pedido para falar de marketing é de forma resumida, decidir o que abordar! Escrever sobre os fundamentos? Sobre os desafios? Ou cair na tentação de abordar o que está mais na “moda”? Uma “coisa” é certa, dificilmente conseguiremos expor, num pequeno conteúdo, toda a plenitude do marketing e a importância que este tem no mundo atual!
Por isso, hoje, vou abordar de forma resumida, em 1º lugar, as comemorações do Dia Internacional do Marketing; em 2º, a nossa paixão pelo marketing; em 3º lugar, alguns dos desafios que enfrentamos atualmente no marketing e por fim, em 4º, porque deveremos pertencer à APPM;
Hoje, comemoramos a importância e o impacto decisivo que o marketing tem no mundo empresarial. É um dia para reconhecer a arte, o engenho e a ciência que o marketing proporciona às marcas para se conectarem com as pessoas, com os consumidores, inspirando mudanças e impulsionando o crescimento dos negócios, das empresas, da economia, dos países.
O marketing tem a incrível capacidade de preencher necessidades ou resolver as dores dos consumidores, transcender fronteiras e culturas. O marketing une as pessoas, promove a compreensão e alimenta o progresso económico, com responsabilidade, à escala global.
Neste dia especial, vamos reconhecer a paixão, a criatividade e a dedicação dos Profissionais de marketing, em Portugal! Num mundo VUCA, repleto de avanços tecnológicos disruptivos, comportamentos de consumo em profunda evolução e em ambientes de concorrência acérrima, os Gestores de marketing têm estado sempre à altura destes enormes desafios. Estes envolvem-se e atuam em cima de ambientes de inovação, exploram novas fronteiras e adaptam-se às tendências mais emergentes. A sua capacidade de entender as necessidades dos clientes, criar experiências únicas e impactantes e agregar value propositions diferenciadoras, conduz, determinantemente as marcas, para o sucesso e para a criação de valor acrescentado para os diferentes Stakeholders.
Noutra dimensão, o marketing vai muito além da mera “publicidade”. O marketing é uma forma de arte que cativa mentes, desperta emoções e cria conexões profundas e envolventes. Os Gestores de Marketing são movidos por um profundo desejo de fazer a diferença, inspirar e deixar um impacto indelével e positivo na vida dos seus públicos alvo, dos seus Clientes. Com entusiasmo inabalável, os Marketers acreditam no poder do marketing para moldar percepções, mudar comportamentos e transformar o mundo e ainda criar sinergias e externalidades positivas.
A paixão pelo marketing traduz-se numa “sinfonia harmoniosa” entre a estratégia e a tática, entre o pensamento crítico e a ação, entre os objetivos e os resultados. Cada palavra, cada imagem, cada detalhe ou atributo de produto/serviço, cada decisão na política de pricing, a cada vez mais complexa gestão dos canais onde comercializamos os nossos produtos, ou outra qualquer variável do marketing mix, é pensada e tratada com uma energia contagiante que cativa e inspira. Os detalhes fazem a diferença. Tudo tem de estar devidamente pensado e alinhado ao mais ínfimo pormenor. Nada pode escapar!
Os Profissionais de marketing absorvem as maiores complexidades da psicologia humana, buscam incansavelmente insights externos, analisam as dinâmicas competitivas, implementam e adaptam as suas estratégias para criarem um propósito com vantagens competitivas percepcionadas como diferenciadores no mercado – pelos targets a que se dirigem. Desenvolvem ainda planos de ação que criam experiências únicas e autênticas que transformam os seus clientes, em verdadeiros embaixadores das suas marcas.
Guiados pela paixão, os Gestores de marketing encaram os desafios como oportunidades de crescimento. Os Marketers encarnam uma vocação extraordinária, onde o propósito, a criatividade e a empatia se entrelaçam, deixando um legado duradouro de valor, inovação, transformação e envolvimento.
Quanto aos desafios do marketing, enfrentamos hoje uma vasta série de reptos para os quais os seus profissionais têm de estar devidamente preparados. Destaco, a capacidade de renovar conceitos e processos de segmentação eficaz para uma nova realidade geracional e comportamental dos públicos-alvo, gerir e otimizar as várias fases dos funis de conversão e ainda, trazer rentabilidade para o negócio.
Os Profissionais de marketing têm de apresentar ao mercado propostas de valor diferenciadoras e de valor acrescentado para os consumidores cada vez mais exigentes e em ambientes competitivos red ocean, comercializar produtos que apresentem value for money , decidir os melhores canais de distribuição numa lógica cross-channel e de matriz digital cada vez mais determinante, criar conteúdos e narrativas suficientemente atrativas que capturem a atenção do target num ambiente de sobrecarga de imediatismo, estímulos e de informação. Complementarmente, os Marketers estão obrigados, cada vez mais, a manter-se devidamente atualizados com a tecnologia e as mais recentes tendências disruptivas – não falarei hoje do big data, predictive analysis, da automação, do AI, do ChatGPT – e ainda entregar a sua promessa com excepcionais customer journeys, user experiences e customer experiences.
Igualmente determinante, os Gestores de marketing dos dias de hoje também têm de saber navegar pelos mais exigentes requisitos regulamentares e legais, entregar produtos e campanhas “compliants” e acima de tudo entregar marcas totalmente assentes em estratégias e políticas sustentáveis. Nesta matéria, há ainda um largo caminho a percorrer e as marcas terão cada vez mais passar do discurso para a ação, evitando o greenwashing. Os Marketers serão decisivos nesta jornada da sustentabilidade.
Superar estes desafios requer muito planeamento estratégico, tomadas de decisão assentes cada vez mais em dados, uma aprendizagem contínua e ainda, e acima de tudo, uma abordagem ainda mais centrada no cliente.
Finalmente, agregar os Gestores de marketing e representá-los é uma das missões da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM). Pertencer, portanto, à APPM permite dotar os Marketers de um conjunto vasto de benefícios que entre outros, passam pelo desenvolvimento profissional, pelas oportunidades de networking, pela obtenção de insights do setor e ainda, por nos capacitar para sermos agentes de mudança através da credibilização do nosso propósito e da advocacy do marketing. A adesão à APPM alavanca o crescimento de carreira dos Gestores de Marketing e promove o reconhecimento – através de certificações e acreditações – junto dos seu pares e das empresas. A APPM permite ainda a expansão do conhecimento e a colaboração dos seus profissionais junto da comunidade de marketing em Portugal. Ao fazer parte da APPM, os Gestores de marketing podem aperfeiçoar as suas competências, manterem-se atualizados com as mais recentes tendências e ainda contribuir para o avanço da profissão de marketing em Portugal.
Termino, proponho ainda um brinde a todos os profissionais de marketing que transformam ideias em realidade, que contam histórias únicas e que deixam o seu cunho no mercado. Feliz Dia Internacional do Marketing para tod@s nós! Parabéns Marketers! ?