5 razões para alugar em vez de comprar tecnologia, por Tânia Oliveira

APPM - Futurdata artigo para blog

Por Tânia Oliveira, Diretora d Marketing da Futurdata

Ansiosa por desafios que puxem pela criatividade e imaginação, cada dia é uma nova descoberta, uma nova aprendizagem neste mundo em que o Marketing está em constante evolução.

A oportunidade de dar continuidade e desenvolver a estratégia de Marketing da Futurdata, permitiu a aquisição de novas competências e conhecimentos que têm contribuído para o meu crescimento como Marketeer. Esta experiência tem desenvolvido capacidades na gestão de conteúdo digitais, Adwords, Analytics e SEO. Diariamente procuro novas soluções que criem brand awareness e que melhorem a relação com os clientes, tendo por base a oferta de um serviço diferente e de qualidade.

20 de Novembro de 2023

No momento de adquirir a tecnologia que necessitam, muitas empresas deparam-se com a seguinte questão: devo comprar ou alugar essa tecnologia?

Independentemente do setor em que atuam, a tecnologia está sempre presente nas empresas e é necessária para conduzir os negócios, quer para o trabalho do dia-a-dia, como também para participação em feiras, formações, congressos ou outros eventos.

No momento de decidir entre comprar ou alugar equipamentos tecnológicos, são vários os fatores que devem ser tidos em consideração, desde o budget da empresa para o projeto, quais os equipamentos necessários, a duração e o objetivo da sua utilização, entre outros aspetos que terão de ser ponderados.

Através deste artigo, poderá descobrir 5 motivos para optar pelo aluguer em detrimento da compra de tecnologia quando necessitar de equipamentos para a sua empresa:

  1. O aluguer é económico

O aluguer de tecnologia divide-se em duas modalidades. O aluguer de curta duração, e o aluguer de longa duração (também conhecido como renting).

No caso de necessidades de equipamentos para ocasiões pontuais como feiras, exposições ou eventos, comprar um equipamento novo pode não compensar, nem apresentar um retorno tão significativo, principalmente quando quer optar por um equipamento disruptivo e pouco usual. Por isso, acaba por ser mais económico alugar o equipamento que tem em mente pelo período que necessita.

Já o aluguer de longa duração, ou renting, apoia as empresas ao possibilitar a realização de investimentos sem sacrificar a tesouraria, uma vez que não é necessário efetuar o pagamento dos equipamentos aquando da aquisição nem efetuar qualquer entrada inicial. Deste modo, não sendo necessária uma quantidade avultada de capital para a aquisição de equipamentos, como seria numa compra tradicional, as empresas terão a oportunidade de investir esse montante poupado, no desenvolvimento e na competitividade da empresa, melhorando assim o seu rácio financeiro.

2. O aluguer é acessível e flexível

O serviço de aluguer de tecnologia permite-lhe usufruir do conforto de ter uma solução completa em pouco tempo. Ao alugar tecnologia, sobretudo equipamentos de maior dimensão, como LCD ou LedWall, não tem de se preocupar com o transporte, nem a montagem dos equipamentos, uma vez que, com a solução de aluguer da Futurdata, todo o processo – desde montagem, desmontagem e até suporte técnico, estão ao seu dispor.

No que concerne aos contratos de renting, estes podem ser estruturados de variadas maneiras para atender às necessidades específicas das empresas. Por exemplo, é possível optar por uma solução de renting que permite a troca ou devolução dos equipamentos no final do contrato, ou em alternativa, uma que ofereça, no término do contrato, a opção de compra do equipamento através de um valor pré-definido.

3. O aluguer é personalizável

Quer no aluguer de curta duração, como no renting, a duração do aluguer pode ser ajustada para atender às necessidades da empresa.

Para necessidades pontuais, como é o caso dos eventos, o aluguer pode ser de apenas um dia. Já no renting, as empresas podem dispor dos equipamentos que necessitam para os seus negócios, para utilizar durante um determinado período, que pode variar entre 12 a 60 meses.

4. O aluguer é simples

O processo de alugar equipamentos é simples na medida em que será necessário fazer o seu pedido, aprovar a proposta e os equipamentos serão entregues no local designado. Deste modo, ficam eliminadas eventuais preocupações com o acondicionamento do material durante o transporte para que não se danifique, bem como a montagem e configuração dos equipamentos.

O processo de aprovação para um contrato de renting geralmente é mais rápido e menos burocrático em comparação com outros tipos de financiamento. Deste modo, as empresas têm acesso imediato aos equipamentos que necessitam para que os seus negócios não parem.

5. O aluguer é diversificado

Com o aluguer de tecnologia as empresas têm ao dispor uma grande variedade de equipamentos, como Portáteis, Desktop, LCD, Smartphones, Tablet, entre outros, sem ter de investir na compra de cada um deles. Assim, usufruem da tecnologia durante o período de tempo que necessitam, permitindo-lhes também gerir eficazmente o orçamento disponível para o projeto.

O aluguer permite o acesso rápido e simples aos mais recentes e inovadores equipamentos sem grandes investimentos, o que permite ter um maior retorno e até capital disponível para investir noutras áreas da empresa, como a formação dos colaboradores.

É por isso que cada vez mais as empresas recorrem ao aluguer de tecnologia da Futurdata como uma estratégia para impulsionar os seus negócios, não só pelas razões anteriormente apresentadas, mas também pela conveniência e eficiência que este serviço oferece.