A Evolução e Importância do Branding Energético

APPM - Charge Powering Energy Brands 2024

A Evolução e Importância do Branding Energético, por Dr. Fridrik Larsen

 

O que é Branding Energético?
O branding energético é um conceito relativamente novo e dinâmico que se centra na criação e gestão de uma marca especificamente para empresas e produtos do setor da energia. Este conceito vai além das estratégias de branding tradicionais, incorporando aspetos únicos do setor energético, com ênfase na sustentabilidade, inovação e envolvimento do cliente.

Sempre quis introduzir algo novo na literatura e percebi que a eletricidade ainda era vendida como uma mercadoria. Na mesma altura, ao analisar uma das listas das marcas mais valiosas do mundo, notei que todas elas precisavam de eletricidade para existir – no entanto, nenhuma das marcas mais valiosas do mundo vendia ou fabricava eletricidade. Comecei os meus cursos na Universidade de Aston, mas, inicialmente, não estavam muito convencidos sobre a minha área de investigação, pois disseram-me que a eletricidade não podia ser objeto de branding. Avançando no tempo, tornei-me a primeira pessoa a obter um doutoramento em Branding Energético.

Historicamente, as empresas de energia eram vistas como utilitárias, fornecendo serviços necessários sem dar muita importância à identidade da marca ou à experiência do cliente. Contudo, com a liberalização dos mercados de energia, o aumento das energias renováveis e a crescente consciência dos consumidores sobre as questões ambientais, a necessidade de as empresas de energia estabelecerem uma marca forte tornou-se fundamental. Hoje, é necessário um tipo diferente de ligação para manter e fidelizar os seus clientes. Essa ligação deve ser feita do serviço utilitário para o coração e a mente das pessoas.

Vamos observar alguns exemplos:

  • Ørsted: Anteriormente conhecida como Dong Energy, a Ørsted reposicionou-se para refletir o seu compromisso com as energias renováveis. A transformação da marca foi crucial para posicioná-la como líder global em energia eólica offshore.
  • Tesla: Embora seja principalmente conhecida pelos seus veículos elétricos, a marca Tesla estende-se ao setor energético com os seus produtos solares e soluções de armazenamento de energia. O branding da Tesla sublinha a inovação, a sustentabilidade e a visão de um futuro energético limpo.
  • Iberdrola: Esta empresa espanhola de serviços públicos adotou o branding energético, focando-se nas energias renováveis e redes inteligentes, posicionando-se como pioneira na transição para um sistema energético sustentável.
  • Equinor: A Equinor reposicionou-se de Statoil para refletir o seu compromisso com a transição de uma empresa tradicional de petróleo e gás para uma empresa de energia mais ampla. O novo nome, derivado de “equal” e “nor” (Noruega), enfatiza a igualdade, a inovação e a herança norueguesa, alinhando-se com o seu foco estratégico na sustentabilidade e nas energias renováveis.
  • SLB: A SLB, anteriormente conhecida como Schlumberger, reposicionou-se para destacar a sua evolução para além dos serviços de exploração de petróleo, abrangendo um leque mais amplo de soluções energéticas. O novo nome sublinha o seu compromisso com a inovação energética e o apoio à transição para sistemas energéticos mais sustentáveis, integrando tecnologias digitais e de descarbonização nas suas ofertas principais.

Ao falar sobre branding energético e diferenciação face ao branding de outros produtos ou serviços, há dois pontos a considerar: primeiro, a eletricidade está nas fases iniciais do branding – alguém a criar um produto de consumo banal como sabonete envolve-se e cria valor para o consumidor através de atributos como o aroma de um dia fresco na praia. Portanto, as possibilidades nos atributos do produto são infinitas – não apenas na criação de perceção, mas também nas formas como o serviço é oferecido e apresentado. Mas o mais importante – o consumidor não foi o “rei” no mundo dos serviços utilitários. Tem havido uma conversa unidirecional e muita desconfiança.

A comunicação e a compreensão são as chaves para uma marca de sucesso, e uma marca poderosa afeta os resultados financeiros. É também importante para as marcas de outros setores utilizarem a energia como um ingrediente nos seus produtos e serviços – a energia pode adicionar uma dimensão à sua narrativa e valor à sua marca. Uma estratégia bem executada e planeada pode ajudar na diferenciação, fidelização de clientes, perceção de mercado e nas relações regulatórias e com as partes interessadas.

O branding energético é uma estratégia vital para as empresas de energia que procuram navegar no cenário em evolução do setor energético. Ao enfatizar a sustentabilidade, inovação, envolvimento do cliente e transparência, o branding energético ajuda as empresas a diferenciar-se, construir fidelidade do cliente e influenciar positivamente a perceção de mercado. À medida que a indústria energética continua a evoluir, a importância de uma marca energética forte e bem definida só crescerá, tornando-a um componente essencial da estratégia de qualquer empresa de energia orientada para o futuro.

Uma marca não é apenas um logótipo, um slogan ou uma campanha de marketing cativante. Uma marca é muito mais complexa. Integra-se em todos os aspetos de uma organização. Isso inclui tópicos como políticas, employer branding, satisfação do cliente, comunicações, reputação e inteligência artificial, que estão todos a moldar as marcas de energia hoje. Uma marca é a sua licença social essencial para operar e não pode ser negligenciada. Isto é o que diferencia a CHARGE.

 

Junte-se a nós na CHARGE Lisboa 2024, nos dias 14 – 15 de outubro, na sede da EDP em Portugal, para discussões, apresentações e workshops sobre o tema “Powering Energy Brands“. Juntos, desvendaremos as complexidades da evolução das marcas no setor energético e capacitamo-nos com o conhecimento necessário para navegar nesta transição com sucesso.

Saiba mais aqui: https://charge.events/europe/.