APPM DIVULGA RESULTADOS DO BARÓMETRO DE MARKETING EM PORTUGAL

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INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, SUSTENTABILIDADE, MARKETING DIGITAL E GESTÃO DE EXPERIÊNCIA AO CLIENTE: AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DO MARKETING EM 2024

 

A Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) divulgou os resultados do Barómetro de Marketing, que fornece uma visão abrangente sobre o estado do marketing em Portugal. Estes dados foram recolhidos através de um inquérito realizado junto dos associados da APPM e destacam as principais tendências, os grandes desafios e as perspetivas para o futuro do marketing em Portugal. 

A Inteligência Artificial mostra-se como a principal tendência de marketing em Portugal, mencionada por 94% dos participantes no estudo, refletindo a adaptação acelerada às novas tecnologias. Além disso, as Estratégias de Sustentabilidade e a Gestão da Experiência do Cliente continuam a ser grandes apostas das empresas, mostrando a crescente preocupação com a personalização de mensagens e com o impacto social e ambiental das estratégias. 

O principal desafio apontado pelas empresas no Barômetro foi a Atração, Aquisição e Retenção de Clientes, superando os desafios tecnológicos e criativos. Este resultado reflete a crescente competitividade do mercado e a necessidade de inovação constante para captar a atenção e manter a fidelização dos clientes. 

No que diz respeito à adoção de estratégias de Marketing Digital, predominantes atualmente, as Redes Sociais surgem como a ferramenta mais utilizada, seguidas pelo SEO (Search Engine Optimization) e pelo E-mail Marketing. Contudo, os canais indicados como mais eficazes, a seguir às redes sociais, são o Marketing de Conteúdo e a Publicidade Tradicional. As Colaborações entre Empresas, Agências e Freelancers estão, também, a tornar-se uma prática comum e bastante eficaz, com 73% das empresas a contar com parcerias para potencializar as suas campanhas de marketing. 

A Sustentabilidade é uma das grandes prioridades para o futuro, com um grande número de empresas a investirem em métricas ESG (Environmental, Social, and Governance) nas suas estratégias. O papel do marketing na promoção da sustentabilidade foi destacado pelos participantes como uma área-chave para o crescimento das empresas nos próximos anos.

Este estudo indica ainda que o investimento no marketing continua a crescer exponencialmente com 55% das empresas a reportarem um crescimento nos seus orçamentos para marketing nos últimos anos, enquanto 39% mantiveram os investimentos constantes. À medida que as empresas enfrentam os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, o foco em inteligência artificial, retenção de clientes e parcerias estratégicas surgem como as principais forças que impulsionam o sucesso a longo prazo. 

Para aceder aos dados completos, consulte o Barómetro de Marketing da APPM aqui.