Por PIPECODES, empresa especializada em impulsionar negócios, através de ecommerce, transformação digital, e soluções digitais inovadoras.
Se trabalha no retalho (ou em marketing), sabe que se aproximam alguns dos meses mais desafiantes (e expectantes) do ano, com a chegada da Black Friday e do Natal.
A Peak Season é uma das épocas mais agitadas para as empresas, principalmente, para as que têm Lojas Físicas e Online. Ao mesmo tempo que, reflete a evolução das estratégias de retalho e de marketing, com vista ao sucesso do negócio, realça as fragilidades existentes no ecommerce e na estrutura de encomendas.
Focar-se apenas em promoções sem planeamento pode ter um efeito prejudicial no seu ecommerce. Manter a transparência, a comunicação clara, a logística bem estruturada e o bom atendimento ao cliente são alguns dos pontos a observar.
»» Erros a evitar em Ecommerce e nas estratégias para a Black Friday:
- Gestão de stock ineficiente (ausência de stock, atraso na entrega, falhas na logística, não usar tecnologia de tracking)
- Black Fraude, “tudo pela metade do dobro”
- Falta de planeamento (antecipado)
- Website e aplicação móvel incapaz de suportar picos de tráfego
- Navegação confusa e site lento
- Número limitado de métodos de pagamento
- Loja Online que apenas funciona nos computadores e portáteis
- Processo de checkout complexo, com muitos passos e sem informação clara
- Capacidade logística insuficiente (recursos e processos)
- Mau atendimento ao cliente e equipa sem formação na área de suporte
- Política de trocas e devoluções demorada e complexa
Embora a Black Friday ocorra sempre na última sexta-feira de novembro, muitas marcas preparam as campanhas nos meses antecedentes, com início em meados de setembro/ outubro (em alguns casos, começam antes!). Aproveitando assim, um fluxo de comunicação planeado para os vários momentos do funil de vendas, preparando o consumidor para o mês de novembro.
Preparar previamente a estratégia e cronograma de ações, é a chave do sucesso! Que aliados ao “evento Black Friday”, permitem aos gestores dos negócios definir quais os produtos a promover, os descontos a aplicar, e os canais de comunicação a utilizar;
Algumas boas práticas para a Black Friday/ Peak Season:
- Faça uma gestão eficaz do stock
- Sincronize o stock em todos os canais de vendas
- Avalie o desempenho dos canais de marketing
- Garanta que transmite uma mensagem clara e consistente
- Teste diferentes formatos de comunicação
- Não se esqueça dos gatilhos mentais que levam ao F.O.M.O.
- Faça upselling e cross-selling na loja online
- Realize testes de performance e conversão ao website
- Garanta uma navegação mobile first
- Simplifique o processo de checkout
- Prepare a equipa para a Peak Season (formação e reforço)
OFERTA:
A PIPECODES reuniu num Ebook, estratégias que o ajudarão a maximizar a oportunidade de venda na Black Friday, assim como, os erros a evitar para o sucesso da Loja Online durante este período e uma check-list de apoio.
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