Show notes 23 expressões que uma Startup deve conhecer:

 

Seed Round (Angariação Semente) – É a primeira angariação de financiamento que ajuda a financiar as fases iniciais de um novo projeto/startup. Espera-se que a angariação semente seja seguida por outra angariação maior como a “Series A (Angariação A)” que representa a fase seguinte de angariação semente. A angariação A, deverá ser baseada na avaliação inicial – feita na fase de semente – ou maior, pois caso a avaliação da startup baixe, acontecerá um “down round (angariação de queda)” onde as ações (equity) são vendidas com um valor menor que o comprado.

MVP (produto mínimo viável) – O produto mínimo viável, é uma estratégia, muito comunicada por Eric Ries, que diz que “a chave é descobrir como aprender uma lição com o mínimo esforço e começar a entender a diferença entre o valor e o desperdício”. Criar um pequeno produto para começar a testar o mercado.

VC, Abreviação de “venture capitalist” ( Gestor de Capital de risco) – um VC é um investidor institucional que oferece o dinheiro de outras pessoas para startups em fase inicial ou com alto potencial ou com crescimento acentuado. Eles compram assim uma percentagem da startup, “Equity” uma parte da startup (ações), nas startups em que investem e ajudam a startup a arrecadar mais dinheiro e gerir o negócio para depois vender ou valorizar o investimento. Exemplo: Portugal Ventures

Accelerator (uma aceleradora) – Um programa projetado para acelerar o lançamento ou o crescimento de startups, seja através de orientação, workshops, escritórios ou financiamento.

Incubator (incubadora de startups) – Uma incubadora de startups, ou apenas incubadora, é um projeto ou uma startup que tem como objetivo a criação ou o desenvolvimento de pequenas startups ou microstartups, apoiando-as nas primeiras etapas de sua vida. Muitas vezes as incubadoras cobram ou serviço ou ficam com equity na startup e depois vendem-no – Lista de incubadoras de startups em Portugal

Valuation (Avaliação) – A quantidade de dinheiro que uma startup vale.

Pivot – O que os “entrepreneurs” fazem quando decidem alterar significativamente o curso da sua startup. Exemplo:. “Em vez de vender partes de computadores, o “pivot” seria: vamos a fazer nossos próprios computadores e vende-los montados”. Essa startup agora é a chamada de Apple hoje em dia.

Angel Investor (Investidor Anjo) – Um indivíduo independente que investe o seu próprio capital (dinheiro) em startups.

Pre-Money (pré-dinheiro) – É o valor atribuído à startup antes de um VC investir. Post-money (Pós-dinheiro) é a valorização pré-dinheiro mais o montante investido.

Elevator pitch – é o discurso usado na apresentação de um projeto ou startup, para potenciais clientes ou investidores.

Burn Rate (Velocidade de dinheiro gasto) – A velocidade a que o saldo de uma startup está a baixar. Exemplo: “o nosso “burning rate” é de 5.000€ por mês.”

Hockey Stick (Crescimento Taco de Hockey) – Também conhecido como um “inflection point” (ponto de inflexão), refere-se a um período de crescimento rápido (em receita, vendas, etc) que, quando representados graficamente, lembra o formato de um taco de hóquei.

Hackathon – Um fim de semana ou um dia inteiro de competição para criar produtos de software ou hardware. Serve sobretudo para ganhar experiência e testar equipas.

Disruptive (disruptivo) – Também conhecida como “game-changing”. Ocorre quando a startup muda a forma como o mercado funciona até então. Este fator pode acontecer por criação de um novo produto completamente inovador, um novo modelo de negócios como nunca antes em um mercado maturo, etc.

Iteration – é uma nova versão de um produto (ou serviço), uma evolução, que provém muitas vezes de uma análise do produto anterior no mercado, e pretende melhorar o produto. Exemplo a passagem da versão 1.1 para a versão 1.2 de um produto ou serviço.

Bootstrapping ou Lean – acontece quando o empreendedor ou startup começa com pouco capital.

User experience ou UX (experiencia do usuário) – é a experiência que o usuário tem ao longo do website,

Value proposition – o valor que trazemos ao mercado. O valor do produto ou serviço que queremos oferecer.

Traction (tração) – se o negócio tenho ganho clientes e utilizadores ao longo da sua existência.

Monetization – como a startup faz dinheiro

Freemium  – Um modelo de monetização gratuito

Crowdsource – angariar dinheiro a partir do publico, pessoas independentes que simplesmente queiram ajudar. Exemplo: kickstarter, indiegogo

NDA Non-disclosure agreement (acordo de não divulgação) – é um termo de confidencialidade, um acordo estabelecido por duas partes para não revelarem alguma informação. Exemplo: uma startup  apresenta um produto altamente inovador e não quer que mais ninguém saiba deste produto, obriga os investidores na apresentação a de assinar um NDA para não revelar a ninguém a informação naquela apresentação. Serve neste caso para proteger a ideia da startup de sair ao mundo.

 

Subscrever o Podcast:

Subscrever RSS: http://goo.gl/fbRgx
iTunes: http://goo.gl/rjZHj
Twitter: https://twitter.com/pasteisdemkt
Youtube: http://youtube.com/pasteisdeMarketing

 

[button align=”center” link=”http://pasteisdemarketing.podomatic.com/enclosure/2013-07-03T02_50_38-07_00.mp3″ margin=”20″]Download do Podcast[/button]

 

[postlist title=”Artigos relacionados:” number=”-1″ category=”startups”]

2 Comentários
  1. Miguel 5 anos atrás

    Death Valley Curve (a curva do vale da morte) – referem-se ao período de tempo a partir de quando uma empresa (startup) recebe um investimento inicial de capital até quando ele começa a gerar receitas. Durante a curva de vale da morte, financiamento adicional é geralmente escasso, deixando a empresa vulnerável às necessidades de fluxo de caixa.

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Contacte-nos

Enviando

© APPM – Todos os Direitos Reservados. Website pela MindSEO. Alojamento pela WebHS.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account