O WSA-mobile, uma iniciativa mundial realizada no âmbito da ONU que visa premiar as aplicações móveis mais inovadoras, vai contar este ano com a candidatura de oito projetos portugueses.O processo de selecção foi liderado por Roberto Carneiro e desenvolvido em parceria com a APDC. O Word Summit Award Mobile (WSA-mobile) realiza-se de dois em dois anos, alternadamente com o WSA (para e-conteúdos e aplicações) no âmbito da ONU, e visa distinguir aplicações móveis inovadoras desenvolvidas localmente com relevância global.

As aplicações móveis vencedoras, desenvolvidas por investigadores e empresas como a fundação Vodafone, Impresa, Landka, Tekever e Infarmed, vêm confirmar a crescente capacidade de inovação, criatividade e resposta nacional às grandes tendências que marcam o mercado.

Cada projeto vai candidatar-se a uma das oito categorias no âmbito desta iniciativa em Wsa-mobile ,sendo os vencedores conhecidos em Fevereiro de 2015. Por categorias, os projetos nacionais são os seguintes:

mBusiness & Commerce: Mobizy da Tekever

m-Government & Participation: Portal da Saúde iMed do Infarmed

m-Learning & Education: Kiwaka da Landka

m-Entertainment & Lifestyle: Party Game

m-Tourism & Culture: Rota do Românico da InfoPortugal

m-Media & News: Expresso Diário da Impresa

m-Environment & Health: Dador da Fundação Vodafone Portugal

m-Inclusion & Empowerment: ColorAdd, desenvolvida por Rui Seiça, Rui Cardoso e Marta Lisboa, utilizando o código de cores inventado por Miguel Neiva

A seleção internacional será realizada por um júri de peritos que avaliará todas as candidaturas apresentadas por país e seleccionará as 40 melhores aplicações- 5 por cada uma das 8 categorias a concurso.

Nos últimos três anos, vários projetos portugueses foram vencedores destas iniciativas. No ano passado o projeto ‘True-Kare’ ganhou na categoria e-Health & Environment. Em 2012, Portugal conseguiu dois prémios: a app ‘Back in Time’ na categoria m-Learning & Education e a app ‘AlzNav’ na categoria m-Inclusion & Empowerment. Em 2011, foi a ‘PORDATA’, a base de dados online da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que foi distinguida como um dos cinco melhores projetos mundiais na categoria e-Science & Technology.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Contacte-nos

Enviando

© APPM – Todos os Direitos Reservados. Website pela MindSEO. Alojamento pela WebHS.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account