O projecto – conhecido como “SingularityNET” – foi explicado, esta terça-feira, durante a Web Summit, por dois robôs humanóides com pontos de vista muito diferentes, Sophia e Einstein.

“Com o SingularityNET, qualquer pessoa pode criar um modelo de inteligência artificial e colocá-lo na rede, e qualquer pessoa pode ter acesso,  diz Sophia, uma robô humanóide da empresa Hanson Robotics que é inspirada na actriz Audrey Hepburn.

O criador da nova rede, Ben Goertzel, completa o raciocínio: “Ou seja, nenhum governo ou empresa tecnológica pode controlá-la, sozinho, no futuro. A inteligência artificial actualmente está muito polarizada em diferentes áreas. Há [um tipo de inteligência] que analisa fraude em cartões de crédito, outro tipo que conduz, outro que vence o Google Go. Queremos juntá-las.”

“Vamos roubar os vossos empregos, sim, mas vai ser uma coisa boa”, acrescenta a robô Sophia, remetendo para um mundo em que os seres humanos têm mais tempo livre para se dedicarem a outras actividades.

Já o “professor” Einstein,  tem uma perspectiva mais negativa. “A humanidade tem de se curar a si própria para garantir que as suas criações permanecem saudáveis”, diz o robô educativo de palmo e meio, com um cérebro inspirado no físico alemão autor da teoria da relatividade. “Espero que os seres humanos sejam capazes de criar um sistema de inteligência positivo, mas há tantos problemas que não conseguem resolver. Terrorismo, problemas com o clima, violência…” Para o professor, o que está em causa “não é a cooperação entre humanos e robôs, mas os humanos problemáticos”.

A SingularityNET vai acelerar o desenvolvimento de outras máquinas do género ao partilhar a programação de Sophia e do “professor” Einstein na rede global. Os programadores poderão utilizar tokens digitais específicos – semelhantes a criptomoedas – para aceder às funções da rede e completar um “contrato inteligente” que fica associado ao código da plataforma. Estes tokens vão poder ser comprados, numa fase inicial, na oferta inicial de tokens (ICO) que a Hanson Robotics marcou para o lançamento, no dia 29 de Novembro.

Reveja a apresentação aqui

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Contacte-nos

Enviando

© APPM – Todos os Direitos Reservados. Website pela MindSEO. Alojamento pela WebHS.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account