Carlos Manuel de Oliveira, antigo Presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais do Marketing lançou o seu mais recente livro “O Marketing em Portugal – dos anos 60 ao futuro” na passada terça-feira no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, perante a presença de amigos, família e admiradores do seu trabalho.

O livro de Carlos Manuel de Oliveira pretende analisar o percurso da disciplina do marketing desde os anos 60 até à actualidade em Portugal.

Sinopse

O marketing tem vindo, ao longo dos anos, a revolucionar o mundo dos negócios. Nos seus primórdios, limitava-se a apoiar a área das vendas, através da promoção e da publicidade, passando progressivamente a ocupar um lugar superior na estratégia empresarial e na relação com o mercado.

Em Portugal e no mundo, como tem evoluído esta “nova” ciência, desde o seu início nos anos 60, até à actualidade? Quais as principais escolas de pensamento? Que verdadeira revolução a tecnologia tem imprimido ao mundo da produção, distribuição, informação e comunicação, conducentes a novas cadeias de valor para as organizações, para os consumidores e para todos os stakeholders envolvidos? Quais os principais tópicos com que o marketing se debate na actualidade? Que novos impactos e desafios a, quase sem limites, capacidade de armazenagem de dados, a sua velocidade de processamento  e tratamento e a Inteligência Artificial vêm trazer? Que novas técnicas de relação com outras ciências, permitem melhor conhecer o consumidor /cidadão?

São estas algumas das propostas de reflexão e tentativas de resposta, de quem tem vivido o marketing, nas suas várias facetas, profissional, académica e associativa, nos últimos 25 anos.

Carlos Manuel de Oliveira, antigo presidente da APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais do Marketing durante 9 anos,  é licenciado em Economia pelo ISEG, especializado em Economia Europeia, Marketing e Brand Management. Pós-graduado pela AESE, em Direcção de Empresas e General Management, pelo CEDEP/INSEAD. É professor convidado do ISEG e managing partner da Next Page. Foi ainda presidente da European Marketing Confederation, em Bruxelas, durante três anos.

O livro já se encontra à venda nas bancas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Contacte-nos

Enviando

© APPM – Todos os Direitos Reservados. Website pela MindSEO. Alojamento pela WebHS.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account