Durante quatro dias, mais de mil oradores procuraram inspirar e dar conselhos a empreendedores de todo o mundo na Web Summit. Em Lisboa contaram-se mais de 60 mil participantes que procuraram uma oportunidade de negócio no maior evento de tecnologia da Europa.

Fundada em 2010 por Paddy Cosgrave e os cofundadores Daire Hickey e David Kelly, a Web Summit é um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e empreendedorismo do mundo.

Este ano para tornar a experiência do Web Summit mais interactiva e colaborativa, lançámos o desafio a um grupo alargado de Marketeers para nos ajudarem a compilar as principais ideias e momentos do Maior summit de tecnologia da Europa. O resultado é este artigo extenso enriquecido com highlights dos melhores momentos. Em nome da APPM obrigado aos colaboradores:
Rodrigo Silva Gomes
Filipe Mendes
Ana Gonçalves Pereira
João Torneiro
Alexandre Lourenço
Anthony Gibson
Catarina Cabral
Daniel Pereira
Filipe Gil
Hugo Vaz de Oliveira
João Palmeiro
José Borralho
Pankaj Parshotan
Filipa Marçal Grilo
Rui Nunes
Sérgio Lobo
Susana Freixo
Vanessa Lima
Victoria San Martin
Rui Ventura
Inês Augusto

1º dia 

Este ano, o evento pretendeu focar-se nos temas relacionados com o AR / VR e AI e como estes vão mudar a forma como vemos e percepcionamos o mundo. A principal questão colocada foi ” De que forma é que o digital e o social vão beneficiar destas tecnologias?

Sobre o primeiro dia do evento foi destacado a importância da monetização dos conteúdos, principalmente como é que as plataformas sociais gerem os nossos conteúdos, a melhor forma de os rentabilizar e os algoritmos associados.
Influenciadores. Será que ainda existem influenciadores? E quais as perspetivas para o Marketing em 2018?

O primeiro dia do evento teve uma “aula surpresa” de Stephen Hawking sobre a “nova revolução” que surgiu nos ecrãs gigantes do Altice Arena. É recebido com uma onda de fortes aplausos apesar de não estar fisicamente em palco. Através de um vídeo, Hawking veio falar de inteligência artificial — que, defende, pode ser o mais importante símbolo da nossa civilização — ou não fosse ele o convidado especial e surpresa de Nuno Sebastião, que está à frente da startup portuguesa que desenvolveu um software para detetar e prevenir fraudes em transações eletrónicas, em tempo real, através de, lá está, inteligência artificial.

No vídeo que encheu os ecrãs gigantes do Altice Arena, Hawking questionou exatamente isso: a inteligência artificial pode ser a maior conquista de sempre? “Simplesmente não sabemos”, respondeu. Sabe porém, que a nova revolução tecnológica, na qual a inteligência artificial tem um papel central, pode ter a capacidade de atenuar os danos que a industrialização causou no mundo.

“All can be the best or the worst creation of mankind. We should maximize it for society´s benefit and beware of the dangers. it´s on us, and the generation after us, to make it happen for the best of our world, in a responsibility way.”

O físico britânico reconheceu que “há uma diferença entre o que pode ser atingido pelos humanos e o que pode ser atingido pelos computadores”. E pode ele próprio comprová-lo ou não fosse um dispositivo eletrónico que o permite falar. “Não podemos prever o que podemos atingir”, tem essa certeza. Mas tem outra: “Precisamos de estar alerta para os perigos”. É que, reconhecendo todas as vantagens que a inteligência artificial pode trazer, Stephen Hawking também deixou o alerta que “podemos ser destruídos por ela”.

Iremos reunir algumas citações importantes deste primeiro dia de evento:

“it´s my responsability to make this life as amazing as possible. Not the other life! Make our own improvement the number one priority of the human race, Everything comes from the brain”  Bryan Johnson

“It takes a code of ethics for technology, but it all starts with us, with the leaders of the artificial inteligence companies”  Nuno Sebastião, Feedzai

“How Fucked is Sillicon Valley ?” Kara Swisher, Recode

“Nas últimas décadas, temos testemunhado o impacto da tecnologia e esse impacto é maioritariamente bom, mas houve danos colaterais deste crescimento enorme: as alterações climáticas e a desigualdade.” António Guterres Secretário Geral da ONU

 

2º dia 

Neste segundo dia de Web Summit, a grande atração foi Sophia. Dois robôs entraram no palco apoiados em plataformas deslizantes. Até aqui tudo bem, os robôs são máquinas e como tal não se deslocam com a sagacidade e naturalidade de um ser humano. Todavia as diferenças com os humanos eram poucas. Sophia e Albert Einstein, duas invenções nascidas em Hong Kong pela mão do homem de chapéu de zebra, Ben Goertzel, enchem o palco durante meia hora. Sophia é a primeira cidadã com bilhete de identidade de um pai e ao mesmo tempo um ex-libris do desenvolvimento robótico.

Aos jornalistas, Goertzel da SingularityNet, confessou que o grande objetivo daqui adiante terá de passar por dotar de compreensão sobre todas as coisas que é interpelada.

Também neste primeiro dia, o comissário Europeu da investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, subiu ao palco principal para a anunciar que Paris foi considerada pela Comissão Europeia, a Capital Europeia da Inovação, ou seja, a cidade mais inovadora da Europa.

François Hollande encerou a sessão da manhã a defender a necessidade da Europa em criar um modelo de interesse comum de forma a mobilizar o continente num contexto de transformação tecnológica.

O sino de Abertura do Nasdaq a tocar no Web Summit também foi um ponto alto do dia. Foi o próprio fundador do Web Summit, Paddy Cosgrave, quem tocou o botão para remotamente abrir a sessão do índice do outro lado do Atlântico, em Wall Street, Nova Iorque.

Iremos reunir algumas citações importantes deste segundo dia de evento:

“Fuck data. Let´s Have an idea” John Hegarty

“Good Exercise nutrition and Meditation” Dr. OZ

“Brave Marketeers can only come from the culture of the company. Nothing to do with the person” Susan Credle

“People are afraid of AI because they’re afraid of themselves’. Will artificial inteligence save us or destroy us?” Sophia

“Independentemente do estilo de liderança que tens, tens de cooperar. E não agir de forma imediata quando vês que há alguma coisa que podias mudar. Tens de te conter emocionalmente, mas não acho que isto crie um ambiente em que as pessoas sintam que podem ser criativas, falhar e mudar a indústria. E isto é o ambiente que queremos criar.” José Neves, Farfetch

 

3º dia 

O dia começou na Web Summit com um grande anúncio da Uber: os carros da empresa vão voar em Los Angeles já em 2020. A empresa divulgou o novo serviço UberAIR como uma solução para o congestionamento crescente nas cidades. É graças a uma parceria com a agência espacial americana, a NASA, que voar de um lado para o outro  se torna bem mais possível do que podíamos esperar.

Brad Parscale esteve em palco e ele é nada mais nada menos que o homem que convenceu 62 milhões de pessoas — seis vezes a população de Portugal — a votar no milionário Donald Trump para presidente da nação mais poderosa do mundo. E fê-lo contra todas as probabilidades, o que lhe valeu o título de “génio”. Brad Parscale foi o diretor digital da campanha do presidente dos Estados Unidos e admitiu que a vitória não veio toda de uma mente brilhante: também precisou de umas aulas do próprio Facebook, graças ao qual conseguiu angariar cerca de um terço de todo o dinheiro amealhado para a campanha.

Iremos reunir algumas citações importantes deste terceiro dia de evento:

“To play and succeed in social media we need understand and explore social needs” Lego

“Sou um fã de ele [Trump] usar o Twitter. Toda a gente me pergunta: devíamos tirá-lo do Twitter? E eu digo: quero que ele tweete o mais que conseguir, acredito que as pessoas querem ouvir os seus líderes e qual é a melhor maneira de o fazerem que não seja com eles falarem diretamente com as pessoas? E espero que eles nos dêem a todos 280 caracteres para serem mais longos.” Brad Parscale, Campanha Donald Trump

4º dia 

Caitlyn Jenner, Rosario Dawson, Sara Sampaio, Martin Garrix e Al Gore foram algumas das personalidades que passaram pela tarde do último dia da Web Summit.

Caitlyn Jenner, a mulher transexual mais famosa do mundo e campeã olímpica, a discursar sobre a transexualidade e como enfrentou o processo até à sua mudança de género. Afirmando que “em LGBT, o T é de longe o mais mal compreendido e o menos financiado”, questionou as mulheres no público sobre quando é que souberam que eram raparigas. O Assunto religião também foi levantado por Caitlyn, tendo-se questionado imensas vezes o porquê de deus a ter feito assim.

“Eu não sou a porta-voz da comunidade transexual. Fui chamada disso. Eu não sou isso. Eu sou apenas a porta voz da minha história porque cada jornada é diferente”. afirmou

O painel “The Rise of the Celebrity Activist” com a participação de Sara Sampaio foi um dois mais esperados da tarde. Também a atriz Rosario Dawson, fundadora do Studio 189 esteve presente.

Rosario focou o tema no ativismo e de como a sua família esteve sempre envolvida neste tipo de assuntos, sendo que quando teve possibilidade de falar de problemas como os direitos lgbt, habitação, educação, utilizou-os. Já Sara focou-se em como as modelos atualmente não são apenas caras bonitas, mas sim têm uma voz. Sara Sampaio afirmou que existem pontos negativos no poder que se tem nas redes sociais, principalmente quando se refere à profissão de modelo, em que o número de gostou de uma publicação é fulcral para se ser contratado.

O mais esperado finalmente chegou. A lotação cheia do Altice Arena recebeu Al Gore como nunca se tinha feito antes. O Antigo candidato à presidência dos EUA e figura conhecida pela luta contra os problemas climático iria falar sobre isso mesmo.

Prometeu desde o início não centrar a sua conversa em Donald Trump. Primeiramente fez três perguntas muito simples:” Temos mesmo que mudar?”, ” Podemos Mudar?”, “Conseguimos mudar?”. Para as duas primeiras a resposta foi sim, mas para a 3º apelou a todas as pessoas na sala que fizessem parte deste movimento de mudança.  Toda a sua intervenção foi em torno destas perguntas colocadas e no final do discurso terminou afirmando “estou a pedir-vos, tal como fiz no início…Estou a tentar recrutar-vos. Tudo está em jogo (…) Precisamos da vossa ajuda…do vosso envolvimento fervoroso”.

O final do painel for marcado por uma ovação de pé por parte do público, algo que se viria a repetir na cerimónia de encerramento.

Iremos reunir algumas citações importantes deste quarto dia de evento:

“Passei por imensas situações em que fui pressionada a fazer coisas que não queria, só porque fazia parte do negócio. Provavelmente, queimei imensos contactos com fotógrafos porque ter dito não”. Sara Sampaio

“Sentia-me uma fraude porque não estava realmente a contar a minha história. Era assim a minha vida, até de finalmente decidi que era tempo de mostrar o meu “eu” autêntico. Agora, finalmente, debaixo desta roupa tenho mesmo um soutien. Não tenho mais segredos”. Caitlyn Jenner

“Esta é a geração que aprendeu o que é a tolerância, mas é a mesma em que nos disseram que as mulher têm um determinado papel na sociedade. Não devia ser preciso: eu não quero que as pessoas entendam os direitos humanos daqui a 35 anos. Quero que entendam agora!” Rosario Dawson

“A democracia foi atacada em muitos países. Quase todos os países no mundo viram estagnação durante décadas e é importante porque tem havido um ataque do sistema político”. O processso de globalização ainda não foi suficientemente medido”. Al Gore

“Vejam o que está a acontecer no mundo da tecnologia e concentrem-se no ramo da energia: a tecnologia está a melhorar a área da energia solar, da energia eólica. Temos veículos elétricos. Temos as ferramentas todas ao nosso dispor, mesmo contra os sistemas políticos instaurados contra isso: as pessoas continuam a ter a voz mais poderosa”. Al Gore

“Espero que a nossa próxima reunião em 2019 e em 2020 seja em Portugal. Porque nós merecemos isto. À mesma hora, no mesmo lugar: Portugal merece, os portugueses merecem.” Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República

A próxima Edição do Web Summit será novamente em Portugal, de 5 a 8 de Novembro.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Contacte-nos

Enviando

© APPM – Todos os Direitos Reservados. Website pela MindSEO. Alojamento pela WebHS.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account