Actualmente, os valores que orientam os processos de decisão de compra apresentam uma forte vertente emocional, indo muito para além do preço. Neste novo normal a que chegámos, sendo certo que os consumidores se tornaram muito mais racionais, verificamos que não é através dessa racionalidade que as marcas bem-sucedidas conseguem criar uma verdadeira diferenciação, conseguindo-a antes através de plataformas emocionais.

Nos dias que correm, a co-criação revela-se também como uma das tendências de marketing que as marcas perseguem.

A Galp Energia, vivendo momentos de grande transformação e de verdadeira expansão dos seus negócios e países de atuação, continuará sempre muito consciente da sua portugalidade. Na Galp Energia procuramos aliar a responsabilidade social à rentabilidade económica, facto que nos motivou a lançar o concurso de design das garrafas de gás, desafiando a comunidade académica e empresarial, os empreendedores e criativos, procurando com esta iniciativa potenciar uma mensagem simultaneamente pedagógica e construtiva.

De acordo com o ECSI (índice de satisfação dos clientes) o mercado das garrafas de gás é particularmente bem apreciado pelos clientes, nomeadamente quando comparado, em termos de qualidade, satisfação e expetativas, com outros mercados como o da distribuição de electricidade, a distribuição de água, a banca e as telecomunicações. Registando esse facto com agrado, notamos que a imagem das garrafas de GPL é um dos factores que ainda poderá ser melhorado. Sendo a segurança e o cumprimento dos requisitos técnico-legais a primeira prioridade deste negócio, como dos demais produtos energéticos, não quisemos deixar de explorar a oportunidade de melhorarmos a imagem das garrafas de gás, um produto Galp Energia que leva conforto a mais de 1 milhão de lares em Portugal, contando para isso com um parque logístico estimado de 4 milhões de garrafas.

Com o concurso procuramos desafiar a comunidade de criativos, estudantes universitários e designers, a título individual ou coletivo, para o desenvolvimento de um design inovador para as garrafas de gás butano que a Galp Energia distribui na Península Ibérica. Ao mesmo tempo, aproveitamos para proporcionar aos criativos a oportunidade de explorarem a garrafa de gás como objeto de arte, num outro desafio, mais criativo e aberto a iniciativas disruptivas relativamente à forma como estamos habituados a ver este produto. Acreditamos que dados os prémios em disputa para os três projetos mais criativos em cada um dos desafios, associados ao reconhecimento e destaque que os mesmos virão a merecer, poderemos vir a ser confrontados com muitas propostas de qualidade.

Ambicionamos assim a dinamização de um produto que é um símbolo de relação entre os clientes e a Galp Energia. A garrafa de gás representa essa relação por ser um objeto universalmente reconhecido, um ícone da indústria de energia e um símbolo familiar da vida diária.

Para a promoção desta iniciativa contamos com o apoio da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) e da Associação Nacional de Designers (AND).

Saiba mais:

Todos os interessados poderão obter informação adicional, o formulário de inscrição e consultar o regulamento do concurso em http://concursodesign.galpenergia.com/

As inscrições (comentários e/ou sugestões) para a participação no concurso devem ser enviadas, até dia 10 de março de 2014, para o endereço electrónico marketing.rd@galpenergia.com

[one_fourth]
[styled_image w=”125″ h=”125″ lightbox=”no” image=”9362″]
[/one_fourth]
[three_fourth_last]
Autoria:
João Filipe Torneiro
Director Marketing R&D Galp Energia
[/three_fourth_last]

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Contacte-nos

Enviando

© APPM – Todos os Direitos Reservados. Website pela MindSEO. Alojamento pela WebHS.

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account