Esta semana no podcast Marketing Digest falamos de 10 Táticas Inovadoras de Email Marketing, sugeridas pela empresa Lyris.
Show notes:
-
Vídeo no Email
- O mais primário: imagem com botão de play
- Duração menor que 30 segundos
- Vídeo above-the-fold com call-to-action visível
- Inserir ‘Autoplay’.
- HTML5 background email
-
Conteúdo Interativo
- Um mapa interativo (incorporado) com o caminho da loja mais próxima
- Um countdown a dizer quantas horas/dias faltam até um desconto acabar
- Social stream
- Condições atmosféricas
- Serviço Motion Mail
-
Retargeting Comportamental
- Detetar abandono do carrinho em usuários no site (tem de estar logado)
- Enviar um email a falar do produto que ficou no carrinho e não comprado
- Fazer talvez uma promoção ou mencionar os portes de envio e vantagem
- Sugerir produtos similares
- Rapidez no envio do email após desistência
- Mensagem de podemos ajudar com alguma coisa? a retirar alguma dúvida?
- Rejoiner
-
Formulário Pop-over de Subscrição
- Utilizar os formulários pop-up (chatos mas resultam)
- Utilizar um pop up, apenas quando os usuários querem abandonar o website.
-
Utilizar as Acções do Gmail
- Registarem-se com a Google e utilizar os códigos de ações
- Tipos de ações:
- Pedir reviews de um restaurante
- One click reply
- Adicionar uma data no calendário
- Confirmação de encomendas, etc
- (inbox está a chegar e são estes os códigos que permitem identificar os emails)
Saiba mais em: www.developers.google.com/gmail/markup/overview
-
Email de Apresentação/Boas Vindas
- Ter uma estratégia de um email de boas-vindas
- Separar as várias ações que queremos que o usuário tome em vários emails
- Tipos de informação no email de boas vindas:
- Promotional welcome offer
- Add us to your safe senders list
- Customer service details
- Explore our website
- Top products
- Store opening hours
- Follow us on social media
- Visit our stores
- Download our mobile app
- Update your preferences
- Customer quotes
-
Integração com Social Media
- Adicionar botões para partilha nas redes sociais, enviar a um amigo por exemplo
- Partilhe cada nova rede em que esteja presente
- Agora que os seus subscritores já o seguem por email, veja se eles o querem seguir nas redes sociais também, seja omnichannel
- Utilize os emails que tem na sua base de dados de newsletter para anunciar através de Facebook ou Twitter
- (angariação) Utilize as tabs do Facebook para subscrição
- (angariação) Utilize os twitter cards para one botton subscription
-
Integração Email-Display Network
- Coordenar o Retargeting comportamental com anúncios dinâmicos na Display Network. Aumenta o reconhecimento (awarness) da marca/produto, e a aquisição de clientes
- Anúncios mais genéricos para visitantes registados, e mais direcionados para clientes que abandonaram o carrinho de compras
-
Programas de ‘Re-Engagment’
- O objetivo é re-ativar subscritores que há muito não visitam o website (através do dia do último login)
- Não tratar os subscritores ativos e inativos da mesma forma
- Criar listas de email diferentes
- Avaliar as preferências de envio dos subscritores (conteúdos, cadência, etc) e segmentar de acordo
- Automatizar campanhas de re-envolvimento, enviando email em determinados ‘milestones’ ‘marcos’ 6 meses, 9 meses, 12 meses…
- Não ter receio de eliminar subscritores definitivamente após um longo período de tempo
-
Criatividade ‘Sazonal’ Relevante
- Adaptar conteúdos ou design às épocas festivas
- Passar informações úteis para a época (novos horários de abertura/fecho, politicas de devolução, etc)
Conclusão:
- Criar um ‘roadmap’ de 12 meses com a estratégia de implementação
- Não implementar tudo de uma vez. Priorizar!
- Testar, optimizar, testar, optimizar…
DICA DA SEMANA
Subscrever e não perder mais um episódio:
RSS de Podcast: http://marketing-digest.podomatic.com/rss2.xml
iTunes: https://itunes.apple.com/pt/podcast/podcast-marketing-digest/id844099136?mt=2
Facebook: https://facebook.com/appmnews
Twitter: https://twitter.com/mktdigest
Youtube: http://youtube.com/appmpt