Carreira

Carreira

Conheça as vertentes profissionais da área do marketing, as oportunidades de desenvolvimento da sua carreira e ainda as tendências para os próximos anos.

Organização do Marketing

Funções

As carreiras podem ter muitas designações mas todas elas estão associadas a um determinado conjunto de responsabilidades e tarefas. Conheça aqui as principais.

Currículo e Portfólio

O seu currículo é a primeira oportunidade que tem para dar a conhecer as suas competências e experiências a um futuro empregador. É um retrato sobre si, das suas competências, habilitações, experiências profissionais e outras realizações.

Descreva a sua experiência de forma clara, dando relevo às suas competências e experiências que correspondem ao emprego a que se candidata. Preste a devida atenção ao que é pedido no anúncio de emprego.

Adapte o seu CV e certifique-se que o atualiza para destacar as razões pelas quais é a melhor pessoa para o lugar que pretende ocupar. Não escreva uma história longa e pormenorizada. Concentre-se nos factos e nos elementos principais que correspondem aos trabalhos que tem em mente.

Escreva de forma a facilitar a leitura, utilizando uma linguagem clara e simples.

Utilize uma ordem cronológica inversa, indicando sempre a experiência mais recente no topo, seguida das experiências anteriores. Em caso de longas interrupções nos seus estudos ou na sua carreira, explique porquê.

Tenha cuidado com a apresentação, verificando  sempre se não tem erros ortográficos e gramaticais. Indique sempre o seu email e acrescente uma fotografia sua que seja adequada.

 

Crie o seu CV: https://europa.eu/europass/pt

 

 

O portfólio é basicamente uma lista dos melhores trabalhos de um profissional, empresa ou estudante. É importante deixar claro que o portfólio não é a mesma coisa que um currículo. 

Defina o seu objetivo com o mesmo consoante o emprego a que se vai candidatar, adaptando a cada foco de trabalho.

Escolha os seus principais trabalhos, não devendo ser um diário, sendo objetivo em mostrar os seu potencial ao cliente.

Apresente sempre a pessoa que está por trás dos trabalhos, neste caso, você, criando um sobre mim e conter informações sobre o seu contexto profissional e as suas qualificações

Aposte na simplicidade, sendo objetivo na escolha das palavras e ideias que quer passar.

Facilite a leitura e a navegação, escolhendo um tipo de letra sóbria e que ajude o trabalho de quem está a avaliar o mesmo.

Tendências

Pesquisas recentes apontam que a maioria dos profissionais globais de Marketing já são orientados por dados. Não há como negar que a transformação digital , que já estava em curso nos últimos anos, foi acelerado pela situação atual. Do comércio à construção, a digitalização de processos pode ser observada nos mais diversos setores ao longo dos últimos meses, mas fica ainda mais evidente quando olhamos para a área da comunicação

O marketing precisa de dados

Grande parte dos profissionais de marketing entrevistados afirma que o Engagement do cliente já é orientado por dados e acreditam mesmo que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais. Com a migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital, a tendência é que esse número cresça cada vez mais.
Grande parte dos profissionais de marketing entrevistados afirma que o Engagement do cliente já é orientado por dados e acreditam mesmo que a sua capacidade de atender às expectativas dos clientes depende de recursos digitais. Com a migração acelerada dos consumidores para o ambiente digital, a tendência é que esse número cresça cada vez mais.

Profissionais mais tecnológicos e conectados

Com tantas informações à disposição, existe uma crescente importância de ferramentas e plataformas capazes de fazer a atualização destes dados, sendo cada vez mais evidente o perfil esperado dos profissionais e a sua capacidade de transitar para o mundo digital.

A ascensão do vídeo

Do Youtube ao Tik Tok – passando pelos reels e pelas lives, o vídeo ganhou relevância. Mesmo os eventos, que historicamente sempre foram analógicos, se digitalizaram nos últimos dois anos e a tendência é que eles continuem sendo maioritariamente híbridos e virtuais.

Trabalho Remoto

Dentro dos novos hábitos trazidos pela pandemia que prometem permanecer em alta em 2022, o trabalho remoto (ou híbrido) é uma das maiores certezas. Não apenas porque boa parte das pessoas parece ser mais produtiva trabalhando em casa, mas também porque um horário de trabalho flexível foi apontado como o principal motivo dos trabalhadores permanecerem nos seus empregos habituais.

APPM Oportunidades

O emprego e o desenvolvimento de competências são duas das maiores preocupações dos profissionais de Marketing e da APPM. Nesse sentido, enquanto instituição de referência do marketing em Portugal, apresenta a APPM emprego, um projeto dedicado ao emprego especializado para as áreas do Marketing, Publicidade, Design e Social Media e ao desenvolvimento de Competências Profissionais que conta com diversos parceiros estratégicos.

Código de Conduta

O Código de Conduta dos Profissionais de Marketing tem como objetivo promover e manter, para o benefício dos profissionais de marketing, dos consumidores, das empresas e organizações, padrões elevados de perícia, capacidade e integridade profissionais, no exercício das funções de marketing.

Ao tornar-se associado APPM, passa a estar sujeito a este código de conduta.