Carreira
Conheça as vertentes profissionais da área do marketing, as oportunidades de desenvolvimento da sua carreira e ainda as tendências para os próximos anos.
Organização do Marketing
Funções
Currículo e Portfólio
COMO CRIAR UM BOM CV?
Descreva a sua experiência de forma clara, dando relevo às suas competências e experiências que correspondem ao emprego a que se candidata. Preste a devida atenção ao que é pedido no anúncio de emprego.
Adapte o seu CV e certifique-se que o atualiza para destacar as razões pelas quais é a melhor pessoa para o lugar que pretende ocupar. Não escreva uma história longa e pormenorizada. Concentre-se nos factos e nos elementos principais que correspondem aos trabalhos que tem em mente.
Escreva de forma a facilitar a leitura, utilizando uma linguagem clara e simples.
Utilize uma ordem cronológica inversa, indicando sempre a experiência mais recente no topo, seguida das experiências anteriores. Em caso de longas interrupções nos seus estudos ou na sua carreira, explique porquê.
Tenha cuidado com a apresentação, verificando sempre se não tem erros ortográficos e gramaticais. Indique sempre o seu email e acrescente uma fotografia sua que seja adequada.
Crie o seu CV: https://europa.eu/europass/pt
COMO CRIAR UM BOM PORTFÓLIO?
O portfólio é basicamente uma lista dos melhores trabalhos de um profissional, empresa ou estudante. É importante deixar claro que o portfólio não é a mesma coisa que um currículo.
Defina o seu objetivo com o mesmo consoante o emprego a que se vai candidatar, adaptando a cada foco de trabalho.
Escolha os seus principais trabalhos, não devendo ser um diário, sendo objetivo em mostrar os seu potencial ao cliente.
Apresente sempre a pessoa que está por trás dos trabalhos, neste caso, você, criando um sobre mim e conter informações sobre o seu contexto profissional e as suas qualificações
Aposte na simplicidade, sendo objetivo na escolha das palavras e ideias que quer passar.
Facilite a leitura e a navegação, escolhendo um tipo de letra sóbria e que ajude o trabalho de quem está a avaliar o mesmo.
Tendências
Pesquisas recentes apontam que a maioria dos profissionais globais de Marketing já são orientados por dados. Não há como negar que a transformação digital , que já estava em curso nos últimos anos, foi acelerado pela situação atual. Do comércio à construção, a digitalização de processos pode ser observada nos mais diversos setores ao longo dos últimos meses, mas fica ainda mais evidente quando olhamos para a área da comunicação
O marketing precisa de dados
Profissionais mais tecnológicos e conectados
A ascensão do vídeo
Trabalho Remoto
APPM Oportunidades
O emprego e o desenvolvimento de competências são duas das maiores preocupações dos profissionais de Marketing e da APPM. Nesse sentido, enquanto instituição de referência do marketing em Portugal, apresenta a APPM emprego, um projeto dedicado ao emprego especializado para as áreas do Marketing, Publicidade, Design e Social Media e ao desenvolvimento de Competências Profissionais que conta com diversos parceiros estratégicos.
Código de Conduta
Ao tornar-se associado APPM, passa a estar sujeito a este código de conduta.