Certificação
Porquê obter uma Certificação
Como parte importante da sua Missão, a APPM elegeu a promoção e desenvolvimento dos Profissionais de Marketing, no pressuposto do seu importante contributo para o desenvolvimento da economia e da sociedade em geral. Nesse sentido, decidiu disponibilizar aos seus associados um método de aferição e reconhecimento das suas capacidades profissionais, através da possibilidade de obtenção de uma certificação profissional específica na área do Marketing.
Assista ao vídeo e fique a conhecer as razões pelas quais deve pedir a sua Certificação.
Certificação do Profissional de marketing - cpm
A Certificação Profissional da APPM corresponde a uma mais-valia no reforço da capacidade de afirmação dos Profissionais de Marketing junto do contexto onde desenvolvem a sua atividade: empregadores, clientes e demais entidades relevantes. Os membros com Certificado CPM, serão reconhecidos como profissionais que atingiram qualificação para um desempenho adequado de diversas funções na área do Marketing. O mercado e as empresas vêm reforçados, através desta qualificação, os fatores de credibilidade e confiança dos relacionamentos mutuamente estabelecidos com os profissionais de marketing.
São quatro os níveis de Certificação Profissional que a APPM atribuí:
- Marketing Technician
- Marketing Executive
- Head of Marketing
- Senior Marketer
PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO
CONDIÇÕES DE ACESSO À CERTIFICAÇÃO CPM
Para iniciar o Processo de Certificação do Profissional de Marketing – CPM , é necessário preencher os seguintes requisitos e formalidades:
- Ser membro ativo da APPM (Associado efetivo e com quotas em dia);
- Deter uma formação na área de marketing ou áreas adjacentes;
- Concordar com a declaração do Código de Conduta dos Profissionais de Marketing;
- Preencher o formulário disponibilizado no website da APPM, exclusivamente para o efeito, incluindo os documentos exigíveis (curriculum Vitae,
certificado de habilitações, certificados de cursos e outras informações relevantes para o seu curriculum). Excecionalmente, poderão ser aceites pedidos de
candidatura por correio eletrónico.
ENTREGA DA CANDIDATURA
A submissão é processada online na sua totalidade, através do formulário interativo na secção de certificação. Tendo em conta que o processo se baseia
numa exposição e validação curricular, é conveniente que tenha documentos de validação, tal como o seu certificado de habilitações, certificados de cursos e outras informações relevantes para o seu currículo. É conveniente que leia o Regulamento de Acesso ao Processo de Certificação, para que saiba ao certo como funciona o processo de certificação.
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE CANDIDATURA
Após a receção da submissão do seu processo, os seus dados irão ser avaliados através do sistema de Avaliação para a Certificação e validados por um júri, composto por membros da Comissão de Certificação. O sistema de avaliação tem em conta a análise das variáveis de formação, da experiência profissional e das contribuições para o Marketing. O nível de certificação é atribuído através da pontuação dos elementos dos Sistema de Avaliação para a Certificação, calculados através de uma matriz específica (consultar regulamento).
ENTREGA E EMISSÃO DO CERTIFICADO
O processo de candidatura pode ser entregue em qualquer período do ano e a sua apreciação poderá demorar até 60 dias.
A APPM analisará a candidatura e emitirá uma decisão sobre: aprovado, aprovado com condições, reprovado. O nível de certificação é atribuído através da pontuação dos elementos dos Sistema de Avaliação para a Certificação, calculados através de uma matriz específica, sendo possível a atribuição de um dos seguintes níveis:
– Marketing Technician;
– Marketing Executive;
– Head of Marketing;
– Senior Marketer
Os certificados serão emitidos mencionando o nível de certificação de Marketing obtido podendo, após análise da candidatura, mencionar uma especialização numa das seguintes áreas:
. Communication
. Digital
. Branding
. Academy
O certificado tem a validade de 3 anos e serão emitidos em formato digital.