A Certificação de Profissionais de Marketing por parte da APPM obedece a um processo rigoroso, com várias etapas e diversos modos de validação. 

Condições de Acesso à Certificação PMC

certificado profissional PMC é emitido pela APPM – Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing – e está apenas acessível ao conjunto dos seus membros efectivos e activos (sócios com quotizações em dia). Os profissionais de marketing portugueses têm agora mais uma vantagem concreta, ao aderirem à comunidade profissional de Marketers da APPM.

O certificado PMC tem a validade de um (1) ano, sendo automaticamente renovado por mais um (1) ano desde que o seu titular possua a condição de associado activo da APPM.

Após um (1) ano da data de emissão do certificado, o profissional poderá, caso considere existirem novos elementos curriculares relevantes, solicitar uma actualização que permita atingir um grau superior de certificação.

O candidato a PMC deverá preencher os seguintes requisitos e formalidades para apresentação do processo de candidatura à Certificação ou Re-Certificação PMC:

  • Ser um membro activo da APPM (associado efectivo e com quotas em dia);
  • Deter uma formação académica base de nível médio ou superior (12º ano concluído, e apresentação de formação técnica, universitária ou pós-graduada);
  • Preencher o Formulário de Candidatura PMC disponibilizado pela APPM, exclusivamente para o efeito, incluindo a sua identificação e juntando todos os documentos exigíveis e comprovativos das vertentes relacionadas com a sua formação, qualificações, experiências e contributos profissionais. Não serão aceites pedidos de candidatura por correio electrónico;
  • Concordar com a declaração de intenção de anuência e observância do Código de Conduta dos Profissionais de Marketing;
  • Indicar até três referências externas que comprovem as suas qualificações, experiências e contributos;
  • Proceder aos seguintes pagamentos:
    • Inscrição e Avaliação de candidatura – 50 € no acto da entrega do processo de candidatura (1º Certificado e posteriores reavaliações);
    • Emissão do 1º Certificado CPM – 100 €;
    • Renovação de Certificado CPM – 75 € (processo de renovação, mínimo de 3 em 3 anos).

Entrega da candidatura e Emissão/Renovação do Certificado

  • O processo de candidatura deve ser entregue com base no preenchimento do formulário de candidatura, acompanhado dos elementos complementares que forem solicitados. O Formulário deve ser preenchido online, podendo ser anexada toda a documentação necessária, ou então poderá ser preenchida e entregue a documentação necessária na sede da APPM;
  • O processo de candidatura pode ser entregue em qualquer período do ano;
  • O prazo para apreciação da candidatura, por parte da APPM, poderá depender da carga de processos em fase de avaliação, mas nunca deverá exceder os 90 dias;
  • A APPM poderá sempre, caso julgue conveniente e relevante, solicitar aos candidatos elementos e documentação para complementar o processo de candidatura. Todo o processo está desenvolvido de modo a poder ser tratado remotamente, não sendo necessária comparência presencial na sede da APPM, salvo raras excepções em que seja necessária a confirmação/validação presencial de informação referente ao processo;
  • Os processos de candidatura que se apresentem comprovadamente insuficientes para o grau mínimo de certificação, incompletos, desorganizados, omissos ou falsos, poderão ser devolvidos aos candidatos sem direito a reembolso;
  • Os requisitos mínimos de certificação dependem de múltiplas variáveis, mas é aconselhável formação superior específica da área de Marketing e um mínimo de 2 anos de experiência laboral em funções relacionadas com Marketing. Poderão também atingir os mínimos, profissionais com outro tipo de formação e mais de 5 anos de experiência laboral em funções relacionadas com Marketing.

Avaliação do Processo de Candidatura à Certificação PMC

Os processos de candidatura, recepcionados pela APPM serão processados por uma matriz de avaliação complexa e avaliados um júri, composto por membros da Comissão de Certificação. A matriz conta com uma avaliação que terá em conta a análise de variáveis da componente formativa, da experiência profissional, do contributo para o Marketing na perspectiva de investigação (papers, artigos, trabalhos de investigação) e do contributo para o Marketing na perspectiva prática (planos de trabalho, KPI’s, resultados atingidos e estratégias implementadas), sendo todo o processo curricular avaliado através desta mesma matriz e numa fase final, pela comissão de certificação, que integra membros com background nos sectores académico, associativo e empresarial, e que garante a qualidade e independência do processo e metodologias de certificação.

Procurar-se-á, de forma recorrente, manter um elevado nível de exposição do processo de certificação junto de organizações externas interessadas (Entidades formadoras e Direcções de Recursos Humanos de algumas empresas chave) que serão convidados a acompanhar e contribuir para o desenvolvimento do sistema.

Contactos para Suporte e Recolha de Informações

Os processos de Candidatura a PMC devem ser preenchidos através do formulário específico, disponibilizado no Website da APPM, podendo ser actualizados posteriormente por correio electrónico, ou então poderão ser preenchidos presencialmente podendo ser actualizados posteriormente por correio registado para o seguinte endereço:

  • APPM – Certificação PMC
  • Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing
  • Av. Elias Garcia, 172 – 2º Esq.
  • 1050-103 Lisboa, Portugal

Para esclarecimento e informações contactar:

  • Telefone: +351 217 803 550
  • Fax: +351 217 803 559
  • Ou utilizar o formulário de Contacto para envio de E-mail.

(Os dossiers de candidatura e formulários estão também disponíveis na sede da APPM.)

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