Como conquistar um posicionamento notável com a Marca Pessoal, por Inês Baltazar

 

 

Por Inês Baltazar, especialista em Marca pessoal, Mentora, Formadora e Palestrante na área da Marca Pessoal, tendo já impactado mais de 500 clientes em dezenas de nichos de mercado.

Falar sobre marca pessoal deixou de ser conversa de corredor para passar a estar em cima da mesa, com toda a importância que o assunto requer.

Mas, qual o ponto de partida para este debate?

Uma vez que vivemos a era da Inteligência Artificial, sugiro começarmos exatamente por aí. Inclusive, este efeito reflete na esfera visual das pessoas, desde a modificação de rostos, cabelos, roupas, entre outros.

A verdade é que muitas pessoas decidem posicionar-se com base naquilo que elas não são. Mostram-se de uma forma para parecer algo que elas acreditam trazer mais autoridade, e isso acaba por lhes gerar frustração, pois afasta-as totalmente da sua essência.

Por isso, importa lembrar que marca pessoal é sobre despertar essências. Potenciar personalidades. Abrir horizontes face a quem somos. E nesta lógica de raciocínio, consigo identificar já três investimentos de ouro que servem para quem pretende desenvolver estrategicamente a sua marca pessoal, nomeadamente com o objetivo de reforçar o seu posicionamento. Aliás, destaco estes três como os mais importantes, pois caso alguém deixasse de ler o presente artigo a partir daqui, considerava que estas estratégias já eram uma excelente orientação para os próximos tempos.

 

Estratégia 1: Investir em autoconhecimento Tal como digo muitas vezes, o autoconhecimento é a arte de nos tornarmos especialistas em nós próprios e é, seguramente, um pilar chave na nossa vida. Este autoconhecimento atua na forma como lidamos connosco e com os outros, validando exatamente aquilo que queremos mostrar nos diferentes contextos.

Estratégia 2: Investir em literacia financeira Conhecer os números é a base para uma tomada de decisões financeiras mais consciente. Isto tem tudo a ver com o posicionamento da nossa marca pessoal, pois se pensarmos no quanto somos o nosso maior ativo, conseguimos identificar quais os melhores momentos para investir em nós.

Estratégia 3: Investir em experiências A vida é feita de momentos e muitos deles devem ser proporcionados por nós, seja numa experiência simples do dia a dia como ir a um restaurante ou algo maior como viajar. Estas experiências, sendo gratuitas ou pagas, permitem-nos ampliar a nossa perspetiva de vida e contacto mais profundo com quem somos.

 

A indicação destes três investimentos mostra-nos claramente que desenvolver uma marca pessoal é um processo muito mais interno do que comercial, ainda que essa vertente acabe por estar interligada.

Contudo, mais do que trabalharmos a nossa marca pessoal com o objetivo de construirmos autoridade, gerarmos mais vendas e obter mais sucesso na concretização dos nossos objetivos, eu acredito honestamente que o trabalho de marca pessoal é terapêutico.

E porque digo isto? Pelo facto de ser uma jornada profunda de autoconhecimento, o que por si só já ajuda a melhorar a nossa autoestima e a desenvolver a nossa autoconfiança. Para que nos possamos ver com menos filtros, e mais verdade. Então, é a partir daqui que devemos começar a olhar devidamente para o posicionamento que queremos alcançar com a nossa marca pessoal.

Este posicionamento tem muito mais a ver connosco e com a forma como nos vemos e valorizamos, do que com o que nos rodeia.

Posicionamento é postura

Autoconfiança

Coragem

Determinação

Ousadia

 

 

E é um facto que atualmente, com tantas pessoas a disputar atenção, nomeadamente no meio digital, torna-se cada vez mais desafiante entender qual o lugar que queremos efetivamente ocupar no mercado. No entanto, apesar de ser desafiante, não significa de todo que é impossível. Pelo contrário.

Quanto mais forte é o nosso posicionamento, mais espaço ocupamos na mente de quem nos acompanha e, por conseguinte, destacamo-nos num lugar privilegiado, pois passamos a ser a principal escolha dos nossos potenciais clientes – mesmo que o nosso trabalho seja por conta de outrem.

A pergunta chave que impera neste processo é, sem dúvida: “qual o lugar que quero ocupar no mercado?”. É realmente sobre isto que devemos refletir.

 

De facto, começámos a ver o conceito de “posicionamento” com demasiadas regras e padrões que, a meu ver, não fazem sentido nenhum.

O blazer não é sinónimo de autoridade.

A taça de champanhe não é sinónimo de autoridade. O batom vermelho não é sinónimo de autoridade.

E nenhum destes símbolos representa um posicionamento forte. É sim, a soma de elementos notáveis que mostra a evidência de uma marca pessoal.

 

Claro está que é impossível falarmos disto sem mencionar a importância da imagem pessoal. Não fosse a linguagem não verbal responsável por cerca de 90% do impacto na comunicação, segundo Especialistas.

A imagem assume um papel de destaque no posicionamento de uma marca pessoal, essencialmente por três motivos:

  • A credibilidade é influenciada pela forma como nos apresentamos
  • A aparência engloba roupa, cabelo, acessórios, calçado e make up
  • A confiança começa naquilo que sentimos em frente ao espelho

Então, estes fatores vão ajudar-nos a criar uma excelente primeira impressão, seja no contexto online como offline.

 

Cuidar da nossa imagem não é uma questão secundária, mas sim prioritária. Ao contrário do que se possa pensar, é realmente crucial mostrar quem somos através do impacto visual, pois isso vai potenciar a perceção que os outros têm sobre nós.

 

Construir um posicionamento notável envolve vários fatores.

Identidade. Estratégia. Objetivos. Imagem. Diferenciais. Reputação.

 

Tudo importa. Tudo comunica. E tudo influencia no desenvolvimento da nossa marca pessoal.

 

Posicionarmos−nos é a arte de ocupar o nosso lugar. É, acima de tudo, mostrar vulnerabilidade sem intimidade. Com a confiança e assertividade necessárias. E isso reflete num processo de três passos:

  1. A forma como eu olho para mim
  2. A forma como eu olho para os outros
  3. A forma como os outros olham para mim

 

Desta forma, dividimos o processo em dois campos: interno e externo. É nesta divisão que encontramos estratégias para nos posicionarmos notavelmente no mercado (e na vida!).

Abaixo, deixo um passo a passo para quem se quer diferenciar com a sua marca pessoal.

Passo 1: Ter uma atitude carismática.

Nos dias de hoje, é fácil rodearmo-nos de notícias e ambientes pesados, com excesso de lamentação e frustração, pelo que é importante procurar mantermo-nos com alto astral no dia a dia.

Passo 2: Desenvolver continuamente a melhor versão

A procura por alcançarmos a nossa melhoria contínua é realmente infinita. Além dos acontecimentos ao nosso redor e factos que não controlamos, a nossa personalidade é impactada através da jornada de autodescoberta à qual nos propomos.

Passo 3: Fortalecer a rede de networking

Conhecer pessoas com realidades e contextos diferentes dos nossos é altamente enriquecedor, sendo esta uma das melhores formas para nos desenvolvermos e acedermos a novas oportunidades.

Passo 4: Criar canais de comunicação

Estar presente, nomeadamente no meio online, é obrigatório para fazer a nossa mensagem chegar a mais pessoas. Assim sendo, precisamos de criar as nossas montras de comunicação para que o público consiga identificar-nos facilmente.

Passo 5: Produzir conteúdo com consistência

Depois de desenvolvermos uma linha editorial com os temas-chave que queremos abordar nos nossos canais de comunicação, devemos comprometer-nos com uma produção de conteúdo consistente, objetiva e alinhada quer com a nossa mensagem, quer com o público que a recebe.

Passo 6: Definir uma estratégia de marca pessoal com o devido plano de ação

De nada adianta produzir conteúdo, investir em eventos, procurar mentores, se não existir um fio condutor entre tudo com um plano de ação estratégico que demonstre os objetivos e respetivos timings para concretização. Esta estratégia de marca pessoal deve ser criada e/ou validada por um especialista da área, pois a sua visão é, geralmente, mais neutra e menos emocional.

Passo 7: Ser fiel aos próprios princípios e valores

Apesar de estar como último passo, acaba por ser o mais importante de todos! O posicionamento, quer seja na vida pessoal, familiar, social e/ou profissional, deve estar l00% alinhado com aquilo em que acreditamos e valorizamos.

 

A nossa marca pessoal é o nosso maior ativo.

Estarmos conscientes de que o processo da sua gestão estratégica acontece diariamente permite-nos olhar para os pequenos passos com a intencionalidade que merecem, evitando, sentimentos de stress ou frustração quando a comparação teima em vir ao de cima.

Cada pessoa está no seu tempo certo. Cada pessoa apresenta um valor imensurável. Cada pessoa tem uma missão desde o dia em que nasce.