Por Pipecodes, empresa especializada em impulsionar os negócios através de ecommerce, transformação digital e soluções personalizadas.
Na área do retalho, e vendas online, é importante procurar constantemente outras formas de potenciar as conversões de vendas, e encontrar as melhores estratégias para atingir esses resultados. Facto é, que embora existam diversas formas para aumentar a taxa de conversão, uma delas é a descrição do produto. Mas de que forma, é que a descrição do produto pode impactar a estratégia de conversão do seu ecommerce?
Neste artigo falaremos mais sobre essa estratégia, os seus benefícios e como pode contribuir para o aumento da taxa de conversão em ecommerce.
Não importa se a sua loja online tem uma estrutura mais robusta, ou se está a dar os primeiros passos, pois para qualquer um dos cenários, é muito importante fornecer descrições claras, completas e confiáveis dos produtos. Dedicar-se a esta componente do ecommerce, pode realmente impulsionar as suas vendas, aumentar a confiança do cliente e destacar a sua marca no mercado.
O que é uma descrição de produto, e como criar uma?
A descrição do produto é uma componente que fornece o máximo de informações possível sobre determinado item, disponível para venda online. Além de ter impacto na taxa de conversão, a descrição do produto desempenha um papel crucial na comunicação entre o vendedor e o potencial cliente.
Para uma descrição completa e conteúdo de elevada qualidade, deve considerar: benefícios e funcionalidades, instruções de uso, detalhes técnicos, uma história ou narrativa, avaliações e testemunhos.
Além do que foi mencionado anteriormente, é recomendável, claro, que tenha uma estratégia de criação de conteúdo, e que esta inclua os pontos abaixo, para uma comunicação mais assertiva.
6 Dicas para melhorar as descrições dos seus produtos:
- Conheça o seu público-alvo: faça pesquisas de mercado e acompanhe relatórios de consumo, para entender as necessidades, as dores e os desejos dos seus clientes. Desta forma, consegue adaptar a linguagem, e o tom da descrição do seu produto para corresponder ao perfil desejado, e apresentar uma solução;
- Destaque os benefícios: ir além das características “óbvias” do produto, destacando os benefícios que ele proporciona para satisfazer a curiosidade, e ajudar o cliente perceber que precisa daquele produto. Lembre-se, embora as características do produto sejam importantes, para o ajudar a aumentar a taxa de conversão, destaque os benefícios do produto;
- Seja claro e objetivo: organize as informações, e seja direto, para facilitar o entendimento e o foco do consumidor. Relembramos a expressão “Keep it short, and simple” (KISS – Mariano, M. (2023));
- Apresente uma narrativa: todas as pessoas se identificam de alguma forma com histórias e, dessa forma, torna o seu produto memorável;
- Crie sentido de urgência: campanhas exclusivas, ofertas por tempo limitado, contadores regressivos, indicação da quantidade de produtos em stock, contribuem para o FOMO (Fear of missing out), acelerando a tomada de decisão dos utilizadores. Ex.: “Este produto está quase esgotado (apenas 3 unidades disponíveis)”;
- Inclua avaliações e testemunhos: adicionar as experiências de outras pessoas, reforçando a transparência da informação, é uma forma de acrescentar valor e credibilidade ao seu produto e marca.
Uma descrição de produto bem elaborada, informa, convence, e gera confiança. E embora a conversão seja o objetivo final, lembre-se que, criar relacionamentos de longo prazo com os clientes e potenciais clientes, deve fazer parte da sua estratégia.
Como é que uma boa descrição do produto ajuda o seu ecommerce?
- Otimização para os motores de pesquisa (SEO): nas descrições dos produtos, é importante utilizar termos de pesquisa relevantes sobre o tema, e para o utilizador, com vista a melhorar os resultados orgânicos;
- Capacidade de persuasão: apresentar o seu produto de forma desejável, clara e direta promove um sentimento de necessidade por parte do cliente;
- Aumentar a confiança: a descrição do produto deve corresponder à realidade, e recomenda-se a apresentação de informações adicionais, para maior confiança e credibilidade;
- Melhorar a experiência do cliente: navegação intuitiva, carregamento rápido das páginas, check out simples, são alguns dos parâmetros que proporcionam uma experiência positiva ao cliente, aumentando a probabilidade de compra. Portanto, garanta que as descrições são claras, de fácil leitura e que respondem a possíveis dúvidas;
- Conexão emocional e humanização da marca: relacionar os seus produtos com uma boa narrativa, e utilizar fotografias do produto em uso (com imagens de pessoas reais), é essencial para criar um vínculo emocional com os seus clientes.
Se chegou até aqui, talvez deseje melhorar as suas descrições de produto, com vista à conversão. Agora, é hora de elevar a sua estratégia de ecommerce, aplicando as descrições dos produtos como aliadas para aumentar as conversões e fidelizar os clientes.