20 abril 2023 | IPAM PORTO
QUEBRAR BARREIRAS ENTRE A INVESTIGAÇÃO ACADÉMICA E A PRÁTICA EMPRESARIAL
O IPAM Porto e a Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM) promovem o 2º Congresso Nacional Marketing Leads Business. Este evento tem como objetivo quebrar a barreira que existe atualmente entre a investigação académica e os desafios diários das organizações. Os docentes farão a apresentação dos resultados da sua investigação mais recente, em formato de seminário. Pretende-se que os gestores, profissionais de marketing, e todos os interessados no tema, possam beneficiar deste conhecimento académico, transposto para a prática profissional.
As sessões irão decorrer em formato de seminário e mesa-redonda. No total, o evento conta com 5 seminários (sessões mais expositivas) e a mesa-redonda.
A participação requer inscrição obrigatória.
BILHETEIRA
Associados APPM | Docentes IPAM, Universidade Europeia e IADE
Profissionais de Marketing e Gestores não Associados
Condições do evento
As sessões irão decorrer em formato de seminário presencial.
As sessões irão decorrer em formato de seminário. No total, o evento conta com 5 seminários (sessões mais expositivas) e 1 mesa redonda, podendo existir dinâmicas de grupo ou exercícios práticos.
A participação requer inscrição obrigatória e no final do evento será emitido um certificado de presença.
Associados APPM | Docentes IPAM, Universidade Europeia e IADE: Gratuito
Profissionais de Marketing e Gestores não Associados: 35€
Early Bird: As inscrições realizadas até ao dia 06 de Abril terão um valor de 25€.
Inscrição gratuita mediante colocação de número de Associado APPM ou número de estudante ou Docente
Irma Imamovic | IPAM Porto
Seminário As experiências sensoriais dos turistas da área urbana e a marca multissensorial do destino
O estudo visa capturar impressões sensoriais significativas do ambiente turístico urbano. Explorar os cinco sentidos e seu papel na criação de experiência, conhecimento e perspectiva, tem sido um tema de discussão em diferentes áreas de investigação. Estudos em gestão de marketing reconhecem a importância dos estímulos multissensoriais na formação da experiência positiva do cliente, ou seja, marketing sensorial. Nos estudos de turismo, o pressuposto é que os destinos, assim como os produtos, podem ser marcados. O branding sensorial do destino pode estimular a experiência turística positiva, a memória e contribuir para o desenvolvimento sustentável local. No entanto, há falta de investigação empírica sobre experiência multissensorial no contexto do turismo urbano. Foi recolhido um inquérito autoadministrado em três línguas junto de 305 turistas nacionais e internacionais que visitaram o Porto. Uma análise de conteúdo produziu diferentes impressões sensoriais para cada sentido, ou seja, visão, audição, olfato, paladar e tato. As descobertas sugerem que as áreas urbanas são ricas em pistas multissensoriais que podem estimular o sentido e a memória de um destino.
Inês Carvalho | Universidade Europeia Lisboa, Unidade de Investigação para a Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), Universidade de Aveiro, Aveiro, Centro Interdisciplinar de Estudos de Género (ISCSP), Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), Lisboa
Ana Santos | IPAM Porto, Universidade Europeia
Seminário Os Entusiastas, os Devotos, os Pragmáticos e os Menos Empenhados – traçando o perfil dos turistas idiomáticos
Os turistas idiomáticos viajam para aprender línguas. Nesta sessão desvendaremos quem são estes turistas dos quais pouco se conhece, qual o seu perfil, as suas motivações, o que os distingue dos turistas típicos, como se distinguem entre si e que benefícios retiram das suas viagens de turismo idiomático. O estudo apresentado baseia-se em métodos mistos, incluindo entrevistas qualitativas e uma base de dados com 1014 turistas idiomáticos.
Anabela Monteiro | Universidade Europeia
Seminário Desafios para o futuro do destino turístico: a animação turística e a criatividade
A criatividade na animação turística é um instrumento que permite, com técnicas adequadas, criar e transformar algo já existente. A criatividade é a criação de novas ideias que se diferenciam das existentes, permitindo ao destino turístico demarcar-se, trazer-lhe valor acrescentado com vantagens competitivas.
A Animação turística é um agente de desenvolvimento, que fornece uma visão pragmática, concentrando-se no efeito prático da atividade no meio envolvente, utilizando os ativos diferenciadores, qualificadores e emergentes disponíveis no destino turístico.
A animação turística das diferentes áreas de ação, precisa de repensar criativamente para conquistar os mercados.
Sofia Almeida | Universidade Europeia, Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Mesa redonda Recuperar o Turismo – de que forma o marketing e as tecnologias digitais podem impulsionar o setor?
O setor do Turismo tem sofrido consecutivos reveses e a estratégia tem sido de recuperação in continuum… entre a pandemia, a invasão da Ucrânia, as consequentes crises, nomeadamente a energética, a palavra motivacional tem sido: recuperação.
É do conhecimento geral, o papel ímpar do Marketing na definição de uma estratégia empresarial com objetivos distintos, entre eles: aumentar vendas, desenvolver a notoriedade, expandir para mercados internacionais; envolver o consumidor, desenvolver marca, entre outros. Em tempos, onde as luzes da ribalta estão centradas na Inteligência Artificial, e o centro de todas as conversas é o ChatGPT, o desafio é perguntar aos marketeers do Turismo: de que forma é que as novas tecnologias ajudam a responder a um setor em constante evolução, envolvido em tantas mudanças? E qual o papel dessas tecnologias na criação de experiências memoráveis junto dos hospedes?
Filipe Ramos | CEAUL-Centro de Estatística e Aplicações, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
Seminário Explorando as potencialidades das metodologias de Deep Learning na definição de estratégias de Marketing
Face à importância que o Turismo tem no tecido económico e social de Portugal, dado que se trata de um setor bastante volátil e em constante mudança, impõe-se a definição de uma estratégia de atuação futura.
Deste modo, a utilização de modelos preditivos ajustados ao fluxo de turismo poderá revestir-se de utilidade e efetiva ferramenta de apoio à tomada de decisão. Contudo, devido às alterações na ‘recente’ dinâmica dos dados afetos ao Turismo, decorrentes da pandemia, serão discutidas, nesta sessão, as potencialidades de metodologias de Machine Learning comparativamente a metodologias clássicas de previsão.
Luís Mota | Universidade Europeia, Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação no Turismo Icelandic Tourism Research Centre
Seminário Imagem, turismo e sustentabilidade
O poder de uma imagem, por vezes vale mais que muitas palavras. Com este sentido, as imagens também são utilizadas em campanhas de promoção turística e alimentam o desejo de viajar.
As atrações com maior potencial posicionam-se de forma a serem rentáveis. No entanto devem de estar alinhadas com práticas locais e com um planeamento adequado para se garantir um produto autêntico e que contribua para o desenvolvimento sustentável de uma região.
PROGRAMA
09:00 | Check In
10:00
Abertura | Auditório
Tiago Fleming | Vice Presidente APPM
Luís Pedro Martins | Presidente Turismo do Porto e Norte de Portugal
10:30 | Seminário 1 | Auditório
Irma Imamovic | IPAM Porto
As experiências sensoriais dos turistas da área urbana e a marca multissensorial do destino
11:15 | Seminário 2 | Auditório
Ana Santos | IPAM Porto e Inês Carvalho | Universidade Europeia
Os Entusiastas, os Devotos, os Pragmáticos e os Menos Empenhados – traçando o perfil dos turistas idiomáticos
12:00 | Intervalo
12:15 | Seminário 3 | Auditório
Anabela Monteiro | Universidade Europeia
Desafios para o futuro do destino turístico: a animação turística e a criatividade
13:00 | Pausa para Almoço
14:30 | Mesa Redonda | Auditório
Sofia Almeida | Universidade Europeia, Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia
Convidados:
Manuel Machado Pereira | Diretor Geral YOTEL Porto,
Raquel Queirós | Media Intelligence
Ana Teotónio Pereira | Diretora de Marketing e Comunicação, Mystic Invest Holding
Recuperar o Turismo – de que forma o marketing e as tecnologias digitais podem impulsionar o setor?
15:30 | Seminário 4 | Auditório
Filipe Ramos | CEAUL-Centro de Estatística e Aplicações, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
Explorando as potencialidades das metodologias de Deep Learning na definição de estratégias de Marketing
16:15 | Intervalo
16:30 | Seminário 5 | Auditório
Luís Mota | Universidade Europeia
Imagem, turismo e sustentabilidade
17:15 | Encerramento Auditório
Daniel Sá | Diretor IPAM Porto
Localização do Evento
IPAM Porto
R. Manuel Pinto de Azevedo 748
4100-320 Porto