Quebrar barreiras entre a investigação académica e a prática empresarial
O IPAM Lisboa e a APPM promovem o 1º Congresso Nacional Marketing Leads Business. Este evento tem como objetivo quebrar a barreira entre a investigação académica e a prática empresarial. Os docentes farão a apresentação dos resultados da sua investigação mais recente em formato de seminário ou workshop. Pretende-se que os gestores, profissionais de marketing e todos os interessados no tema, possam beneficiar deste conhecimento académico, transposto para a prática profissional.
No total, o evento conta com 5 seminários (sessões mais expositivas) e 5 workshops (sessões mais interativas, podendo existir dinâmicas de grupo ou exercícios práticos).
A participação requer inscrição obrigatória e será emitido um certificado de presença.
Os participantes poderão selecionar as sessões da sua preferência e o acesso será feito por ordem de entrada na sala.
Inscrições Encerradas
Bilheteira
Programa
09:00 | Check In
10:00 | Abertura Auditório
10:30
Seminário 1 | Sala A19 Tânia Gaspar | Universidade Lusíada
Prevenção do burnout e promoção de ambientes de trabalho saudáveis
Workshop 1 | Sala A15 Ricardo Zózimo | Nova SBE
Tech4Good – como a tecnologia esta a modificar a sustentabilidade
11:30 | Intervalo
11:45
Seminário 2 | Sala A19 João Freire | IPAM Lisboa
A marca Portugal e a sua relevância para a gestão de marcas
Workshop 2 | Sala A15 Luísa Martinez | IPAM Lisboa
O poder da cor enquanto ferramenta de Marketing e Gestão
13:00 | Pausa para Almoço
14:30
Seminário 3 | Sala A19 João Torneiro | IPAM Lisboa
Marketing the Unknown
Workshop 3 | Sala A15 William Cantú | IPAM Lisboa
Mapping trend groups: Identificação de perfis na cultura de consumo
15:30
Seminário 4 | Sala A19 Márcia Herter | Universidade Europeia
Sustainability Insights
Workshop 4 | Sala A15 Karla Menezes | IPAM Lisboa
Neurociência, Marketing e Negócios: um relacionamento “fora da caixa”
16:30 | Intervalo
16:45
Seminário 5 | Sala A19 Simoni Rohden | IPAM Lisboa
Impactos da Inteligência Artificial na Jornada do Consumidor
Workshop 5 | Sala A15 Filipa Fernandes | IPAM Lisboa
E+R-Commerce, Digital Marketing e a evolução constante do omnichannel
18:00 | Encerramento Auditório
Condições do Evento
As sessões irão decorrer em formato de seminário e workshop presencial.
As sessões irão decorrer em formato de seminário e workshop, em paralelo. No total, o evento conta com 5 seminários (sessões mais expositivas) e 5 workshops (sessões mais interativas, podendo existir dinâmicas de grupo ou exercícios práticos).
A participação requer inscrição obrigatória e será emitido um certificado de presença. Os participantes poderão selecionar as sessões da sua preferência, e o acesso será feito por ordem de entrada na sala.
Associados APPM | Docentes IPAM, Universidade Europeia e IADE: Gratuito
Profissionais de Marketing e Gestores não Associados 65€
Early Bird: As inscrições realizadas até ao dia 07 de Junho terão um desconto sobre o valor apresentado.
Inscrição gratuita mediante colocação de número de Associado APPM ou número de Docente
Sustentabilidade
Márcia Herter | Universidade Europeia
Ricardo Zózimo | Nova SBE
Consumidor
Karla Menezes | IPAM Porto
Luísa Martinez, IPAM Lisboa
Simoni Rohden, IPAM Lisboa
William Cantú, IPAM Lisboa
Pessoas & Estratégia
Filipa Fernandes, IPAM Lisboa
João Torneiro, IPAM Lisboa
João Freire, IPAM Lisboa
Tânia Gaspar, Universidade Lusíada
Sustentabilidade
Márcia Herter | Universidade Europeia
Seminário Sustainability Insights
O seminário de Sustainability Insights tem como objetivo promover a discussão acerca de fatores que podem auxiliar na motivação dos consumidores para o consumo mais sustentável. Implicações de como as marcas e organizações podem integrar estes conhecimentos nas suas políticas e atividades serão apresentadas.
Ricardo Zózimo | Nova SBE
Workshop Tech4Good – como a tecnologia esta a modificar a sustentabilidade
Neste workshop iremos compreender como a transformação digital está a impactar no desenvolvimento de soluções ligadas ao desenvolvimento sustentável. Mais do que analisar as tendências, utilizaremos o espaço deste workshop para conhecer os business models que as empresas a trabalhar neste campo estão a utilizar e a transformação que estão a operar no mundo.
Consumidor
Karla Menezes | IPAM Porto
Workshop Neurociência, Marketing e Negócios: um relacionamento “fora da caixa”
Como uma forte aliada na recolha dos dados acerca das preferências de compra, a neurociência do Consumo veio agregar valor ao Marketing e, consequentemente, aos negócios. Nesta intervenção serão abordados o neurobusiness e a neurovenda, numa perspectiva de apresentação da pesquisa realizada com leitura de ondas cerebrais com EeG para uma grande superfície comercial em Portugal. Por meio desta, perceberemos a mais valia do neurofeedback na tomada de decisão estratégica.
Luisa Martinez | IPAM Lisboa
Workshop O poder da cor enquanto ferramenta de Marketing e Gestão
A influência da cor tem sido estudada nos mais diversos contextos, desde a Psicologia, Física, Sociologia, ao Marketing. No entanto, é um fenómeno que continua a suscitar interessantes descobertas. Neste workshop será dado início a uma viagem pelo mundo da cor, descobrindo o seu lado simbólico, mas também estratégico. A divulgação da cor enquanto ferramenta de Gestão é algo indispensável para as organizações da atualidade.
Simoni Rohden | IPAM Lisboa
Seminário Impactos da Inteligência Artificial na Jornada do Consumidor
O uso de tecnologias como a IA no retalho e em contextos de serviços é uma tendência no mundo dos negócios. Essa sessão, além de discutir os benefícios que esse tipo de inovação oferece para marcas e consumidores, propõe também uma reflexão sobre os desafios éticos e de adoção da tecnologia na jornada de compra.
William Cantú | IPAM Lisboa
Workshop Mapping trend groups: Identificação de perfis na cultura de consumo.
Este workshop procura estimular o pensamento critico e reflexivo sobre diferentes perfis de consumo bem como compreender a disseminação de tendências nas comunidades onde as marcas estão inseridas. O principal objetivo passa por discutir e entender o fluxo de propagação das tendências na camada cultural pelos vários indivíduos do mercado bem como compreender o papel de cada um no processo de adoção da inovação e no consumo. Para tal, num primeiro momento, os participantes serão confrontados com conceitos operacionais e teóricos e numa segunda parte irão desenvolver uma atividade de análise crítica e reflexiva sobre as várias esferas de disseminação de inovação e de tendências aplicadas à sua realidade empresarial.
Pessoas & Estratégia
Filipa Fernandes | IPAM Lisboa
Workshop E+R-Commerce, Digital Marketing e a evolução constante do omnichannel
As novas dimensões dos negócios de retalho assentam hoje em novos formatos como o live commerce, plataformas online, data mining, voice e social media, metaverse e recommerce, suportados por um marketing digital personalizado. É viagem de experiências de compra focadas no cliente em todos os pontos de contato, num mundo em mudança e com necessidades de consumo também em constante evolução. Da digitalização do in-store experience através da tecnologia e personalização das experiências, exploraremos como acompanhar as expectativas do consumidor e impulsionar o crescimento e a fidelização dos Clientes numa realidade phygital.
João Freire | IPAM Lisboa
Seminário A marca Portugal e a sua relevância para a gestão de marcas
Os consumidores, não raras vezes, utilizam a origem ou a “nacionalidade” das marcas para inferirem aspetos tais como a qualidade, o estilo, ou o prestígio. Chama-se a esta relação — País/Marca — o efeito Country-of-Origin. É um facto que, em determinadas situações, o país de origem poderá afetar a imagem de marcas, de produtos e de serviços. Cabe assim ao gestor de marca refletir se deverá incluir a nacionalidade na sua marca. Um gestor de uma marca portuguesa, deverá ou não incluir a nacionalidade na sua marca?
João Torneiro | IPAM Lisboa
Seminário Marketing the Unknown
No oceano de descontinuidades, incertezas e disrupção que carateriza os dias de hoje, a liderança dos negócios exige às empresas enfrentar o imponderável comportamento dos consumidores e experimentar rotas antes não navegadas. Neste mundo mais centrado no cliente, lideram as organizações cujas estratégias combinam a tecnologia com o fator humano, que interpretam os dados em tempo útil, e, nas quais o marketing se afirma na gestão de fluxos, qual farol de crescimento e geração de valor.
Tânia Gaspar | Universidade Lusíada
Seminário Prevenção do burnout e promoção de ambientes de trabalho saudáveis
Organizações centradas nas pessoas, nomeadamente centradas na promoção de saúde e na qualidade de vida dos seus profissionais, bem como na disponibilização de ambiente e espaços de trabalho saudáveis (healthy workplaces), estão associadas a um melhor desempenho. Promovem ainda menos riscos psicossociais no trabalho e, consequentemente, uma maior satisfação, reduzindo os níveis de stress e burnout. A promoção de ambientes de trabalho saudáveis, gestão do stress e prevenção de burnout, são temas centrais nas organizações e sociedades atuais.
Localização do Evento
IPAM Lisboa
Quinta do Bom Nome
Estrada da Correia, número 53
1500-210 Lisboa Portugal