Marketing Marathon
IA EM AÇÃO - Marketing para os novos profissionais
Este ano, a Marketing Marathon marca o início do ano letivo com uma edição dedicada ao impacto da Inteligência Artificial no marketing.
Ao longo de uma semana, os estudantes terão a oportunidade de participar em palestras e workshops que abordam as principais aplicações da IA, a inovação e a criatividade no marketing, e casos de inovação disruptiva que estão a transformar o sector.
O objetivo do evento é dotar os futuros profissionais de marketing com as skills necessárias para um mercado de trabalho em rápida evolução, onde a IA já desempenha um papel crucial. Serão abordados temas como as novas competências exigidas pelo mercado, bem como as oportunidades e desafios que os profissionais enfrentarão no futuro, num cenário onde a Inteligência Artificial e o marketing caminham de mãos dadas.
PROGRAMA
Conheça aqui o programa da Marketing Marathon deste ano!
21 de outubro – online
10h00 – Carlos Sá
IA em ação – Marketing para os novos profissionais
10h30 | 12h00 – Rui Nunes
Principais aplicações de IA para marketing
19h00 | 21h00 – Rui Ventura e Francisco Morgado Véstia
Inovação e criatividade no marketing com IA
23 de Outubro – online
15h00 | 17h00 (NOVO HORÁRIO) – Glauco Madeira
Casos de inovação disruptiva em marketing
19h15 | 21h00 – Catarina Castro Moura
Skills necessárias no mercado de trabalho
25 de Outubro – online
10h00 | 11h00 – Bruno Oliveira
O futuro das profissões em marketing com IA
11h00 | 12h00 – Lavínia Pinto Marques
IA e Marketing: Os desafios da nova legislação aplicável em matéria de IA
Encontro de Professores
15h00 | 17h00 – Ricardo Abreu
“IA em ação: Aplicações práticas no ensino”
22 de outubro – Presencial e Online
10h00 | 12h00 – UALG ESGHT
Criatividade e Tecnologia: “O Papel da IA nas Agências de Marketing”
Debate sobre a utilização da IA nas agências de marketing e publicidade.
Participantes no debate:
- Digital Gate – Duarte Canário – Head of Digital Operations
- Flow Productions – Mariana Rocha – Diretora de Marketing
- B16 – Isadora Justo – Caos organizer
24 de outubro – Presencial e Online
17h30 – ISG – Instituto Superior de Gestão
A Gestão de Marketing na era da inovação tecnológica
Dia 24 de outubro, pelas 17h30, temos o 1º Encontro de Gestão de Marketing: “A Gestão de Marketing na Era da Inovação Tecnológica”, no âmbito da 20ª edição da Pós-Graduação em Gestão de Marketing e Inserido no programa da APPM: “Marketing Marathon”.
Participantes no debate:
Henrique Ribeiro – Consultor de Empresas na AIP
António Pedroso – CEO da Newvision Techonology Centre
- Helena Silveirinha – Coordenadora da Área de Relações Externas e Comunicação do Instituto de Informática, I.P
João Firmo – Coordenador da Pós-Graduação em Gestão de Marketing
24 de outubro – Online
19h00 | 21h00 – ISPGAYA
Ferramentas de AI na Gestão do Marketing
Como usar a tecnologia em seu benefício e na obtenção de melhores resultados de marketing.
Oradores:
- Bruno Moreira – Entrepreneur, Founder & CEO na Modal Creativity, Archi Summit e Stage Events; Vice Presidente na AETICE
- Ana Canavarro – Marketing & Communications Specialist & Professor (Phd)/Digital media/ Retail marketing Author of the book “Metaverse in Marketing, in brands and businesses”
21 de outubro – online
15h00 | 16H00 – IPAM
BI&A e IA: Muito além do ChatGPT
Conduzir os participantes de uma visão estratégica até uma ótica prática no âmbito da utilização de ferramentas de BI&A e IA. Promover uma melhor compreensão, das capacidades atuais disponíveis neste domínio, além de insights práticos sobre como implementar essas tecnologias em seus próprios contextos profissionais. Em determinado momento a partilha do ecrã, para demonstrações em tempo real.
22 de outubro – Presencial
09h30 | 12h30 – ISCET
Campanhas de Marketing orientadas com IA
Este workshop tem por objetivo desafiar os estudantes e participantes na criação de uma campanha simples de marketing com aplicações de IA, apresentações e comentários/feedback.
Agenda:
Parte 1: Palestra – introdução à IA no Marketing (30 minutos).
Parte 2: Atividade prática: como criar uma campanha de marketing com IA (2 horas).
Parte 3: Apresentações e feedback aos participantes (30 minutos).
Oradores:
- Martim Roquette Durão – Professor ISCET & Advertising Consultant
- Margarida Keating – Consultora
ESGOTADO
24 de outubro – Online
15h00 | 17h00 – AXN / Sony Pictures Entertainment
Análise de tendências nas redes sociais para campanhas de marketing
Os participantes devem explorar como a IA pode ser utilizada para monitorizar tendências de séries e filmes nas redes sociais, ajudando o AXN a planear campanhas de marketing com base nos gostos e interações do público.
23 de outubro – Presencial e online
14h00 | 18H00 – IPB
Lado B
No evento haverá apresentações de empresas online e presenciais, sobre estágios curriculares e ofertas.
24 de outubro – Presencial
11h00 | 13H00 – ISCAC
Business Talk Marketing e Negócios Internacionais
Antigos alunos partilham o seu percurso com os alunos actuais, falando também das dificuldades que sentiram na entrada no mercado de trabalho e das estratégias que utilizaram para ultrapassar essas dificuldades.
Assim, os estudantes ficam com uma ideia sobre possíveis percursos profissionais, opções que podem tomar para abrir determinadas portas, etc.
CONHEÇA OS ORADORES
Head of Digital Hub & E-Business SUMOL + COMPAL
O FUTURO DAS PROFISSÕES EM MARKETING COM IA
Chief Transformation Officer at Lisbon Digital School
CASOS DE INOVAÇÃO DISRUPTIVA EM MARKETING
Global Head of Influencer Marketing Excellence SAMY Alliance | Digital Leadership and Strategy | Driving Transformative Growth | Creator Economy
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NO MARKETING COM IA
Regional Communications & Content Manager – SBU at Monster Energy
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE NO MARKETING COM IA
Head of Marketing Communications at EGOR
SKILLS NECESSÁRIAS NO MERCADO DE TRABALHO
Principal Associate at Cuatrecasas
IA e Marketing: Os desafios da nova legislação aplicável em matéria de IA
Digital Marketing Manager – AXN / Sony Pictures Entertainment
Análise de tendências nas redes sociais para campanhas de marketing
Mais informações
Quem pode participar
Associados APPM
Estudantes de Marketing
Professores de Marketing
Outros com interesse na área de Marketing
Acesso
Simples! É só clicarem no link onde diz inscrição e na véspera de cada evento enviamos o link .
Outras atividades
Para além das atividades agendadas pela APPM, podes participar nas atividades das Universidades Parceiras.