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Marketing o que é?

“Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com vista a obtenção de lucro” – Philip Kotler

“Marketing is the activity, set of institutions, and processes for creating, communicating, delivering, and exchanging offerings that have value for customers, clients, partners, and society at large” – AMA Marketing Association”

Tipos de Marketing

O Marketing de influência centra-se em alavancar os indivíduos que têm influência sobre os consumidores e orientar as suas atividades de marketing em torno dessas pessoas para levar a mensagem da marca ao mercado mais amplo. No mercado dos influenciadores que podem incluir celebridades, criadores de conteúdos, entre outros, estes são responsáveis por espalhar a palavra da marca em seu nome.

O Marketing de Relacionamento está ligado às estratégias e técnicas de segmentação de consumidores e à possível fidelização.

Marketing Viral é um fenómeno de marketing que facilita e incentiva as pessoas a transmitirem uma mensagem de marketing.

O Marketing verde refere-se ao desenvolvimento e comercialização de produtos ambientalmente seguros, ou seja, criados para minimizar os efeitos negativos no ambiente físico ou melhorar a sua qualidade. Uma das principais vantagens deste método é dar aos profissionais de marketing a capacidade de alcançar pessoas certas com a mensagem certa no momento certo

O Marketing de guerrilha descreve uma estratégia de marketing não convencional e criativa destinada a obter o máximo de resultados com o mínimo de recursos.

Inbound Marketing inclui marketing de conteúdo como email marketing, eventos, web design entre outros. 

O marketing de conteúdo é uma técnica de criação e distribuição de conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e adquirir um público claramente definido com o objetivo de impulsionar uma ação lucrativa do cliente. 

4P'S DO MARKETING

O produto refere-se aos bens físicos ou aos serviços que a sua empresa disponibiliza, bem como à experiência que os clientes têm com esse produto ou serviço. Ao nível do produto define-se a marca, o nome, os materiais, o packaging, o seu design ou características inovadoras, por exemplo.

Ao definir os atributos do seu produto ou serviço deve procurar responder a perguntas como “qual é a necessidade que o meu produto satisfaz?”, “como é que o meu produto se diferencia dos já existentes?” ou “como é o produto e que funções/atributos deverá ter?”. (AMA)

O preço diz respeito ao valor que é cobrado aos clientes pelo produto/serviço. Este preço deve conter, por um lado, todos os custos inerentes ao produto (custos de produção e distribuição, custos com colaboradores, com publicidade, etc) e, por outro, a margem de lucro que pretende obter na sua venda.

O preço de um produto/serviço influencia diretamente a perceção que os consumidores desenvolvem acerca dele. Daí que seja determinante escolher um preço adequado. Se o preço for demasiado baixo, os consumidores podem questionar a qualidade do produto e, se for demasiado alto, podem achar que é excessivamente caro.

Aquando da definição do preço, deve ter uma resposta para questões como “quanto estará o cliente disposto a pagar pelo meu produto?” ou “como se comparam os nossos preços aos dos nossos concorrentes?”. (AMA)

A distribuição baseia-se nos canais utilizados para a disponibilização do produto aos clientes. É a forma como o produto chega ao cliente e, por isso, compreende os pontos de venda, os distribuidores e transportadoras usados, o local de armazenamento, etc.

É importante definir com clareza os canais de distribuição do seu negócio, uma vez que é necessário perceber onde é que o seu público-alvo estará propenso a adquirir o seu produto/serviço e onde é que será relevante estar presente.

Ao decidir este aspeto, deverá procurar responder a perguntas como “onde é que o público procura este produto?”, “quais serão os pontos de venda?” ou “vou vender em pontos de venda físicos, online ou em ambos?”. (AMA)

Por último, a comunicação está relacionada com a divulgação do produto. Diz respeito às estratégias de comunicação que irá desenvolver para dar a conhecer o seu produto/serviço ao seu público-alvo.

Aqui são definidos os canais nos quais irá comunicar as vantagens e os atributos do seu produto e, por isso, deve identificar bem a sua audiência e garantir que a mensagem é clara e relevante. É a comunicação que irá transmitir aos consumidores a ideia de que o seu produto satisfaz uma determinada necessidade.

Neste sentido, questões como “onde e quando devemos comunicar o produto aos clientes?” , “em que canais de comunicação é que o nosso público-alvo está presente?” ou “como é que a concorrência faz a sua promoção?” devem procurar ser respondidas.

Gostaria de desenvolver uma estratégia de marketing e de definir o marketing-mix do seu negócio? (AMA)

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