European Marketing Agenda 2022

EMA-2022

A European Marketing Confederation – da qual a APPM é full member – realizou o seu habitual estudo (European Marketing Agenda 2022) sobre as tendências do marketing para este ano, onde se abordam as principais preocupações para as organizações e departamentos de marketing.

 A euforia do digital trouxe mudanças em aspetos basilares do marketing mas o tradicional continua a ser importante e é imperativo estar presente o mindset “os dois” em vez de “isto ou isto” e cada organização deve desenvolver um modelo mais personalizado às suas necessidades, posição no mercado e oportunidades.

 Por toda a Europa, na ordem do dia estão os conceitos de Marketing Digital, Estratégia e gestão de marcas e Gestão da experiência do consumidor (CXM). No geral, Portugal não foge à regra mas fatores como a melhoria dos conteúdos ainda são prioritários. Estes dados estão desalinhados de outros países europeus, onde a tendência é cada vez mais o foco numa maior análise e compreensão dos novos comportamentos e experiências do consumidor.

 Tópicos como transformação digital, orçamentos e análise de dados de consumidores foram substituídos por outras prioridades como o modelo agile e o conteúdo direto para o consumidor, bem como as equipas multifunções para desenvolver a experiência do consumidor de forma a que estejam mais e melhor informados.

 No momento em que todos esperamos estar a sair da pandemia e com constantes “momentos da verdade” na relação marca-consumidor, estes dados parecem indicar que caminhamos para uma disrupção nos modelos de negócio e relacionamento com os consumidores.

Estudo Disponível para Associados APPM. Caso seja nosso Associado, aceda á sua área reservada APPM e o estudo fica disponível aqui neste artigo!