Marketing Awards

Prémios de Marketing 2024

Os Prémios APPM Marketing Awards são uma iniciativa promovida pela APPM – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING, que tem como objetivo premiar o que de melhor se faz no setor de marketing em Portugal. 

Sendo um prémio independente, a inscrição é livre, implicando a mesma a imediata aceitação dos critérios, procedimentos e regulamentos apresentados neste regulamento e/ou noutros suportes de comunicação. 

O júri é absolutamente soberano sobre os resultados. A organização dos prémios é também soberana em matérias de metodologia de funcionamento de premiação, do evento e das demais características deste projeto. 

Os resultados finais, tendo à partida uma forte carga de objetividade, estão condicionados pelo carácter de subjetividade inerente ao facto de haver um júri, com diferentes backgrounds, que toma a decisão sobre os mesmos. 

Este júri é constituído por profissionais conceituados nas suas respectivas áreas, tendo sido selecionados de acordo com o seu currículo e perfil, de forma a poderem avaliar com responsabilidade, profissionalismo e isenção todas as candidaturas submetidas.

A APPM tem a ambição de tornar os APPM Marketing Awards muito relevantes no mercado português. 

Calendário

01 Junho: Início das inscrições.

01 a 30 Junho: Inscrições com desconto Early Bird.

31 Julho: Fim de candidaturas.

1 a 20 Setembro: 1ª Votação do júri (online) para apuramento da shortlist.

01 Outubro: 2ª Votação do júri (presencial) para atribuição dos prémios.

02 Outubro: Divulgação da Shortlist 

15 Outubro: Gala de entrega de prémios.

Prémios

Condições

  • Os APPM Marketing Awards são prémios nos quais se podem inscrever exclusivamente empresas ou  profissionais individuais que desenvolvam atividade em território português;
  • Não existe limite ao número de candidaturas a apresentar por categoria;
  • As inscrições nos APPM Marketing Awards devem ser feitas on-line, através da plataforma de inscrição;
  • A APPM compromete-se a partilhar o material enviado apenas com os jurados;
  • Qualquer incumprimento do regulamento origina a eliminação da candidatura, não sendo o valor da inscrição devolvido.

Os APPM Marketing Awards destinam-se a profissionais independentes, empresas, agências de comunicação, meios, publicidade e outras, marcas e/ou empresas que atuem em Portugal e que tenham implementado ações ou campanhas de marketing e comunicação no período temporal entre 01 Janeiro de 2023 a 31 Julho de 2024, com exceção de campanhas/ casos que tenham acontecido de 1 Janeiro a 31 Julho 2023 e que já tenham sido premiados com Ouro, Prata ou Bronze, nos APPM Marketing Awards 2023.

INSCRIÇÕES

  • Indicação da(s) Categoria(s) a que pretende concorrer;
  • Documentos em formato pdf até 12 páginas com descrição e imagens do projeto que pretendem submeter e no qual devem ser referidos os objetivos e resultados atingidos;

Nota: As apresentações dos trabalhos inscritos não podem conter logótipo(s), nome da agência(s) ou o nome dos profissionais envolvidos no caso.

  • Podem ser enviadas imagens, resumos, URL de trabalhos, ficheiros MP3 e MP4, bem como vídeos;
  • Podem ser submetidos ficheiros até ao máximo de 20mb no seu total. Caso ultrapasse essa dimensão deverá ser feito o envio através de um link;
  • Todos os ficheiros a submeter devem ter o nome correspondente à candidatura efetuada, com a seguinte convenção:
    Categoria _ nº da subcategoria_nº subsubcategoria_marca_nome da campanha_peça.
    nota: separados por “underscore” e sem pontos;
  • Deve ainda ser enviada uma página A4 separada (descarregue o ficheiro em anexo) com o logo em alta resolução, o nome da marca, o nome da campanha inscrita, o nome do diretor de Marketing da marca, o nome da equipa de Marketing da marca, as agências a concurso e a sua designação de agência (publicidade/ meios/ comunicação, etc), os logos, em alta resolução, das agências a concurso, e ainda uma frase, com o máximo de 2 linhas sobre a campanha.

O valor da candidatura em cada categoria é de 300€(*), por projeto.
(*)Isento de Iva ao abrigo do artigo 9 do CIVA

Sobre este valor existem descontos Early Bird, desconto de associado APPM e também de quantidade, cumulativos, indicados pela organização do site e restantes materiais de comunicação da iniciativa. Os descontos só se aplicarão caso o pagamento seja efetuado na data indicada.

  • 10% de desconto: 5 ou mais inscrições
  • 10% de desconto para Associados APPM
  • 10% de desconto nas candidaturas Early Bird até 30 de junho

Os prémios APPM Marketing Awards serão atribuídos tendo em conta os fatores de avaliação previstos e descritos no regulamento.

Os critérios de avaliação e as respetivas ponderações, para a maioria das categorias (ver excepção a seguir), são: 

  • Ideia Criativa e Insight  30%
  • Inovação e Originalidade 20%
  • Execução 20%
  • Resultados 30%

Para as subcategorias de Ativação de Marca/ Eventos os critérios de avaliação e as respetivas ponderações são:

  • Ideia Criativa e Insight 10%
  • Inovação e Originalidade 30%
  • Execução 40%
  • Resultados 20%

A pontuação atribuída a cada prémio é a seguinte:

  • Grande Prémio 30 pontos
  • Ouro 15 pontos
  • Prata 10 pontos
  • Bronze 5 pontos
  • Shortlist 1 ponto (máximo 8 pontos por agência para o prémio Agência do Ano)
  1. Marketing

(1.A) Retail & Shopper Marketing

(1.B) Programas de Fidelização

(1.C) E-commerce 

(1.D) Adaptação Local de Campanhas Internacionais

      (1.E) B2C Marketing

(1.E.1) Estratégia de Marketing

(1.E.2) Digital Marketing

(1.E.3) Social Media Marketing

(1.E.4) Brand Launch / Relaunch

      (1.F) B2B Marketing

(1.F.1) Estratégia de Marketing,

(1.F.2) Digital Marketing

(1.F.3) Social Media Marketing

(1.F.4) Brand Launch / Relaunch

2. Inovação

(2.A) Product Innovation

(2.B) Transformação Digital 

(2.C) Interactive Marketing / AR & VR

3. Advertising

(3.A) Digital

(3.B) Social Media

(3.C) Televisão / Vídeo

(3.D) Outdoor

(3.E) Áudio

(3.F) Press

(3.G) Outros Media

(3.H) Integrated Campaign

(3.I) Adaptação Local de Campanhas Internacionais

4. Media

(4.A) Digital

(4.B) Search

(4.C) Social Media

(4.D) Televisão / Vídeo

(4.E) Outdoor

(4.F) Áudio

(4.G) Press

(4.H) Outros Media

(4.I) Integrated Media

(4.J) Retail Media

(4.L) Performance Media

5. Comunicação e Relações Públicas

(5.A) Brand Activation

(5.B) Content Marketing

5.C) Public Relations

(5.D) Influencer Marketing

(5.E) Event Marketing

(5.F) Autopromoção 

(5.G) Relatórios e Publicações *

* Esta subcategoria será avaliada por um grupo de jurados específico.

(5.H) Adaptação Local de Campanhas Internacionais

6. Data

(6.A) Data Driven Marketing

(6.B) Data Driven Communication

(6.C) Data Visualization

7. Responsabilidade Social

(7.A) Campanha de Marketing

(7.B) Campanha de Comunicação

(7.C) Campanha de Media

(7.D) Campanha de Ativação de Marca / Evento

8. Sustentabilidade

(8.A) Campanha de Marketing

(8.B) Campanha de Comunicação

(8.C) Campanha de Media

(8.D) Campanha de Ativação de Marca / Evento

A seleção do júri é da responsabilidade da APPM, entidade promotora dos APPM Marketing Awards.

O júri é composto por: 1 presidente e 20 jurados.

O presidente do júri não terá direito de voto, conduz a votação e desempata em caso de empate.

O painel de 20 jurados vota em todas as categorias e subcategorias nas duas fases, com exceção da subcategoria de Relatórios e Publicações que será avaliada por um grupo de jurados específico.

Fase 1: Votação online, onde é apurada a shortlist.

Fase 2: Votação presencial, onde são atribuídos os prémios finais.

Este júri é absolutamente soberano nas suas escolhas e decisões.

No total das categorias, e após as votações, serão atribuídos os seguintes prémios:
– O número de prémios a atribuir entre Ouro, Prata e Bronze, no total dos APPM Marketing Awards dependerá do número de casos inscritos e do número de casos que passam à shortlist e será comunicado aos jurados, pelo presidente do júri, no início da fase 2 de votação.
– Um Grande Prémio, eleito entre todos os trabalhos premiados com Ouro em todas as categorias, exceto na categoria de Responsabilidade Social.
– Um Grande Prémio Solidário, eleito entre todos os trabalhos premiados com Ouro dentro da Categoria de Responsabilidade Social.

 

Como resultado das votações, são ainda atribuídos os prémios:

  • Marca do Ano
  • Agência de Publicidade do Ano
  • Agência de Media do Ano
  • Agência de Comunicação / PR do ano

 

– Por nomeação e votação dos jurados, será ainda atribuído o prémio de Marketer do Ano, Marketer Revelação do Ano

Prémio Carreira, por votação da direção da APPM

 

Os vencedores receberão um troféu a ser entregue presencialmente na Cerimónia de Entrega de prémios.  Os trabalhos colaborativos premiados (elaborados por mais de um titular) terão direito a um troféu. Troféus adicionais terão um custo de 150€.

Na impossibilidade de recebimento do diploma e troféu na Cerimónia de Entrega de Prémios, os vencedores deverão suportar o envio dos mesmos por correio ou estafeta ou levantá-los na sede da APPM em Lisboa.

A Cerimónia de entrega de prémios irá decorrer no dia 15 de Outubro de 2024 em local e moldes a confirmar pela organização.

Motivos de saúde pública podem originar o adiamento ou cancelamento da Cerimónia de Entrega de Prémios, o que não invalidará a atribuição dos mesmos e envio do respetivo troféu por parte da organização.

A leitura do website não dispensa a leitura do regulamento dos APPM Marketing Awards, pois pode conter informação adicional que não está no website

A leitura do website não dispensa a leitura do regulamento dos APPM Marketing Awards, pois pode conter informação adicional que não está no website

Valores

Associados (Profissionais ou Empresa)

300,00€ por sessão
850,00€ pela inscrição nas sessões

Não Associados

440,00€ por sessão
990,00€ pela inscrição nas 3 sessões
(os valores indicados incluem o membership)

Inscrição

As Inscrições estão encerradas. Por favor, contacte com a equipa da APPM.

PATROCÍNIO

Apoio

VIC

PRESIDENTE DO JÚRI

Presidente do Júri

Júri

António Fuzeta da Ponte

Mónica Nogueira de Sousa

Sebastião da Cunha

Inês Condeço

Constança Macedo

Diogo Sousa

Catarina Tomaz

Ricardo Domingues

Felipa Nascimento

Filipa Pinto Coelho

Sandra Loureiro

Sofia Marta

Gil Moreira

Rita Amzalak

Maria Carvalho

Alexandra Navarro

José Bourbon Ribeiro

Catarina Vasconcelos

Susana Albuquerque

João Ribeiro

MEDIA PARTNER