No Porto discutiu-se “Marketing e Estratégia – como executar e inovar”

APPM Growth Infusion Porto

A APPM, com o apoio da Salesforce (Sponsor deste evento), realizou no dia 19 de Outubro a primeira sessão de 2023 dos APPM Growth Infusion Fórum, no Centro Porsche do Porto.

A sessão centrou-se na análise e discussão do tema “Marketing e Estratégia – como executar e inovar”.

Os participantes do evento tiveram a oportunidade de transmitir a sua visão sobre os desafios atuais do marketing, numa manhã informal e com um espírito de partilha de experiências.

Discutiram-se boas práticas e analisaram-se casos concretos que permitiram debater ideias sobre como lidar com estes desafios. Em particular, abordaram-se temas como a importância de ter permanentemente espaços e processos para incorporar as perspetivas dos clientes e dos colaboradores internos, e de como isto é essencial para antecipar e imaginar o futuro.

Foi abordada a necessidade de ter equipas com uma curiosidade natural em aprender e melhorar, assim como com a capacidade de conexão com os outros, em termos de empatia. Discutiu-se sobre como a tecnologia deve facilitar processos e melhorar as tomadas de decisão, e permitir que os gestores se foquem na criação de valor e no que é realmente mais estratégico para cada organização.

Debateu-se também a ideia de que uma perspetiva de ‘back-to-basics’ na estratégia é muitas vezes fundamental para ultrapassar os obstáculos que surgem naturalmente em ambientes competitivos cada vez mais globalizados e fragmentados. Por fim, examinaram-se algumas contradições com que os atuais gestores de marketing têm de lidar e discutiu-se a natureza multidimensional das dinâmicas estratégicas, com ciclos cada vez mais curtos de decisões e de medição de resultados, em que uma visão de longo prazo, dos valores e da essência das marcas não se pode diluir.

Por fim, a manhã acabou com a ideia-chave de que a coerência e sensibilidade para com os clientes e demais stakeholders nos mercados é fundamental em qualquer estratégia de marketing e não deve ser descurada à custa de outras lógicas, como as que por vezes informam as ações de comunicação e atividades promocionais.

Para Fernando Pinto Santos moderador deste evento, “Considero que foi um evento realmente muito produtivo, onde os participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre estratégia e boas práticas, partilhar os seus desafios e discutir ideias, de uma forma informal e muito colaborativa. Parabéns à APPM pela iniciativa.”

Este Fórum ofereceu assim uma oportunidade para reflexão e partilha, e lançaram-se debates que terão continuidade no próximo APPM Growth Infusion Fórum Porto, no dia 23 de novembro, sob o tema ‘Marketing e Clientes – como colocar os clientes no centro do negócio num mundo omnicanal?’.

 

Próximas sessões:

Lisboa – 09 de Novembro

Inscrições

Porto – 23 de Novembro 

Inscrições