Por João Ramos, Marketing Coordinator na Neotalent Conclusion
O marketing está em constante evolução. Embora as ferramentas e estratégias evoluam, há algo que permanece constante: o papel das competências humanas – as chamadas soft skills. Por trás de qualquer estratégia de marketing bem-sucedida, estão pessoas que se destacam não apenas pelos seus conhecimentos técnicos, mas também pela forma como interagem, se adaptam e colaboram.
Assim como os 4 Ps do marketing tradicional (Product, Price, Place e Promotion) definiram as bases da estratégia de marketing, acredito que os 4 Ps do profissional de marketing ajudam a definir e a moldar um profissional que deseja destacar-se num ambiente competitivo, dinâmico e em constante transformação. Esta abordagem centra-se nas competências que considero essenciais para qualquer profissional de marketing: Proatividade, Presença, Planeamento e Parceria. Cada um destes Ps engloba um conjunto de soft skills essenciais para enfrentar os desafios e oportunidades do mundo atual.
- Proatividade
No mercado que conhecemos, as mudanças são rápidas, seja na tecnologia, nas tendências de consumo ou nas necessidades dos consumidores. Ser proativo significa estar sempre um passo à frente dessa mudança; é antecipar cenários, agir sobre eles e capitalizar as oportunidades que deles advêm. Esta capacidade de pensar e de agir antes que as circunstâncias o exijam, torna-se um fator diferenciador que requer:
- Adaptabilidade: Num mundo em constante transformação, a capacidade de se adaptar rapidamente a novas situações, tecnologias ou mercados é essencial. O marketing digital, em particular, exige flexibilidade constante para lidar com as rápidas mudanças no comportamento do consumidor e nas plataformas de comunicação.
- (capacidade de) Resolução de Problemas: Todo o profissional de marketing tem de ter um pouco de MacGyver em si. Os obstáculos são parte do dia a dia, desde a execução de campanhas até à gestão de crises de marca. Ser capaz de identificar, de analisar e de resolver problemas de forma eficaz, é uma habilidade essencial.
- (espírito de) Iniciativa: A proatividade está intrinsecamente associada à iniciativa. Identificar novas oportunidades, sugerir melhorias e testar novas abordagens, requer um elevado grau de responsabilidade, de coragem e de visão de futuro.
- Presença
No marketing, a Presença vai além da postura e da capacidade de comunicar. “Atitude” é, também, uma palavra-chave para descrever o conjunto de soft skills que garantem que uma mensagem é transmitida de forma eficaz e envolvente. Para isso, é necessária a:
- Comunicação Eficaz: Esta competência vai mais além do que criar punchlines que ficam; é toda a dimensão de diálogo com os diferentes interlocutores, de forma clara, assertiva e convincente, adaptada ao target e ao meio de comunicação.
- Criatividade: A criatividade vai além do sentido estético e da cultura visual. Ser criativo significa pensar “fora da caixa” quando necessitamos de construir uma narrativa envolvente, uma campanha que provoque engagement ou até novos processos que permitam agilizar o fluxo de trabalho. A criatividade é o combustível para a singularidade.
- Negociação: Um profissional de marketing é também um negociador, seja na gestão de orçamentos ou de preços, na procura de soluções, ou na resolução de conflitos, sempre de forma diplomática.
- Planeamento
Benjamin Franklin dizia, “if you fail to plan, you plan to fail”; no marketing, o Planeamento é fundamental para o sucesso. Sem uma visão clara e estruturada, é difícil alcançar resultados consistentes. No entanto, o planeamento não pode ser visto como um processo estático; deve ser flexível e adaptável à volatilidade do mercado e à vida das empresas, para as quais o profissional de marketing traz:
- Pensamento Estratégico: Cada ação tem um propósito e, para compreendê-lo, é necessário olhar não apenas para a big picture, mas também para as várias nuances. Um profissional de marketing deverá ser capaz de antecipar cenários, identificar planos de ação e ponderar sobre o impacto das suas decisões ao longo do tempo.
- Organização e Gestão de Tempo: Sabemos bem que o dia a dia no marketing é bastante dinâmico, com múltiplos projetos a correrem em paralelo, em prazos, por vezes, demasiado curtos. Otimizar processos, controlar timings, priorizar tarefas e garantir que nada fica para trás, é um mantra para assegurar a qualidade e reforçar a confiança nas operações de marketing.
- Gestão de Projetos: Numa área com um âmbito de atuação tão amplo quanto o marketing, as competências ao nível da gestão de projetos são fundamentais para cumprir objetivos, respeitando o prazo e o budget definidos. A gestão de projetos requer foco, organização e coordenação entre as equipas envolvidas.
- Orientação para Resultados: Um bom planeamento só é eficaz se estiver orientado para resultados tangíveis e realistas. Importa ter presente os objetivos estabelecidos e, com humildade, avaliá-los e ajustá-los continuamente, sempre que necessário.
- Parceria
O sucesso do marketing depende, em grande parte, da colaboração e das relações interpessoais. A Parceria reflete a capacidade de trabalhar em equipa, seja dentro do próprio marketing, seja com outros departamentos, e de criar e nutrir relações de confiança. Na base da parceria estão soft skills como:
- Empatia: A empatia é a capacidade de sentir, entender e reconhecer as emoções e perspectivas dos outros. Um profissional de marketing que pratique a escuta ativa, ofereça críticas construtivas e compreenda as necessidades do outro, não só se destaca pela sua humanidade, como também é mais eficaz a comunicar e a construir relações.
- Colaboração e Trabalho em Equipa: Trabalhar em marketing significa colaborar com várias áreas dentro de uma empresa. Saber trabalhar em equipa e ouvir diferentes perspectivas, é vital para alcançar objetivos comuns.
- Relacionamento Interpessoal: A confiança está na base de qualquer parceria. Fortes relações interpessoais ajudam a resolver desafios, a partilhar ideias e a prosperar na vida profissional.
Mais um P de bónus: Propósito
No centro de uma carreira bem-sucedida e gratificante está o Propósito. Mais do que apenas atingir metas ou superar desafios, um profissional que encontra o seu propósito, encontra a sua motivação. O propósito vai muito além das missões do dia a dia: é o alinhar da paixão pelo que fazemos com os valores pelos quais vivemos.
Por vezes, é difícil encontrar o equilíbrio entre sucesso profissional e satisfação pessoal, mas é esse equilíbrio que nos permite prosperar, com entusiasmo e sentido de compromisso. Em última análise, o propósito é o que nos inspira a crescer continuamente, a aprender com aqueles com quem nos cruzamos, a enfrentar novos desafios com determinação e, por fim, a deixar a nossa marca por onde passamos.
Conclusão
Os 4 Ps do marketing tradicional dão uma estrutura sólida para a estratégia de produto, mas quando falamos do profissional de marketing, acredito que a Proatividade, a Presença, o Planeamento, a Parceria e também o Propósito, são essenciais para moldarmos a forma como o marketeer atua, interage e se adapta ao contexto. Com estas competências, o profissional de marketing não só se destaca, como cria valor contínuo dentro das organizações.