Os dados salvam o Marketing, por Sara Prates

APPM - artigo blog Salesforce by Sara Prates

Por Sara Prates, Enterprise Account Executive da Salesforce Marketing Cloud

Embora haja um clima de incerteza e mudança, os profissionais de marketing mostram-se otimistas quanto ao valor acrescentado que representam para as empresas, inclusivamente com  a manutenção e crescimento das tendências de consumo pós-pandémicas. De acordo com o mais recente State of Marketing da Salesforce, que inquiriu 6.000 profissionais do setor em 35 países, incluindo Portugal, 86% dos inquiridos nacionais diz que o marketing tem hoje mais valor para uma empresa do que há um ano.

Os desafios esperados são mais do que muitos, seja a necessidade de responder à mudança dos ventos económicos, preparar o negócio para a reforma dos cookies ou remover silos tecnológicos para melhorar a experiência do cliente, e os profissionais de marketing têm um malabarismo pela frente para equilibrar dados, personalização e confiança.

Redefinir o envolvimento do cliente com táticas e canais inovadores

Embora o e-mail continue a ser um canal dominante – responsável por mais de 80% de todas as mensagens de outbound marketing – os profissionais da área procuram novas fontes de contacto. Em Portugal, priorizam o contacto Áudio assim como conteúdos e publicidade digitais, sendo que 81% dos mesmos diz manter a relação com os seus clientes e consumidores em tempo real, utilizando um ou mais canais. 

Com os dados a desempenharem um papel cada vez mais importante na compreensão das audiências e na forma como as empresas podem chegar até elas, torna-se fundamental o investimento em ferramentas e tecnologias que os unifiquem de forma eficiente, para a criação de perfis únicos por cliente e campanhas automatizadas com personalização em escala.

Com a necessidade de dados a crescer, os profissionais de marketing preveem que vão usar quase o dobro das fontes de dados no próximo ano do que usaram em 2021. Em Portugal, 80% dos profissionais da área ainda usam dados de terceiros, como identificadores de dispositivos e cookies de agregadores. Apesar dessa dependência contínua, 60% já definiram uma estratégia para mudar para dados primários.

Para compreenderem se os seus esforços estão a ser notados, a análise é vital para qualquer estratégia de marketing, para a rápida tomada de decisões informadas que levarão ao crescimento do negócio.

Todos os milissegundos contam para o sucesso do marketing e da empresa. Ao priorizarem a personalização, investirem nas ferramentas de colaboração certas, recolher e guardar dados de forma segura e mostrar valor acrescentado através de analytics, os marketers vão poder continuar a desempenhar um papel fundamental no crescimento das empresas ao longo de ano.