Os novos desafios do marketing. O marketing molecular e humano por Carlos Manuel de Oliveira

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Por Carlos Manuel de Oliveira

Professor Universitário, CEO Marketingmania Consulting, Ex-Director Central de Marketing, Past-President e Chairman do Board of Directors da EMC, Ex-Presidente da APPM e Autor dos Livros “O marketing em Portugal”, “Brand Management na era digital e humana”, “Marketing pós-digital” e “Humantech Marketing”.

20 de junho de 2023

O mundo atravessa grandes transformações em todas as áreas: geoestratégicas, climáticas, demográficas, urbanísticas, saúde pública, escassez de recursos, políticas, económicas. As megatendências são conhecidas e determinam e condicionam o enquadramento geral da economia, da gestão e do marketing.

A exponencial evolução das tecnologias de comunicação e informação têm gerado, e continuarão a gerar, impactos significativos na gestão empresarial.

Em particular, a Inteligência Artificial, as emergentes Indústria 4.0 e 5.0 e as comunicações móveis, do 5G e do 6G, irão possibilitar e criar uma revolução disruptiva nos paradigmas existentes e nos processos de gestão do marketing, das empresas e da sociedade.

Simultaneamente, colocam-se questões de alteração do envolvimento climático, que têm obrigado todos os agentes da sociedade a tomar consciência da necessidade urgente da prossecução de políticas e ações que preservem a sustentabilidade futura do planeta.

Neste quadro, as empresas vêm-se adaptando à mudança, com a consciência que o futuro está em permanente construção, com novas soluções que incorporem novas tecnologias na sua gestão, num ambiente em que o marketing vai assumindo um papel determinante não podendo este ser gerido sem a tecnologia, a psicologia, a estatística e a matemática, a ciência computacional, e até a neurociência.

Grandes transformações processam-se igualmente a nível da ciência e da técnica. Um mundo cada vez mais virado para a criatividade, para a inovação permanente, mas também mais transparente, com uma economia mais centrada na pessoa, mais empática, mais sustentável, mais humana.

Alguns dos principais desafios atuais, centram-se no aproveitamento da digitalização, a par da construção de soluções sustentáveis as quais minorem, e venham a eliminar, os efeitos prejudiciais sobre o Planeta e as populações.

A nível dos negócios, os fenómenos disruptivos sucedem-se e continuarão a suceder, com alterações substanciais na organização das empresas, uma maior agilidade e fluidez de processos, permitindo uma maior capacidade de adaptação à mudança permanente.

A nível do marketing, a tecnologia e a evolução da indústria, vão criando condições para o exercício de um marketing cada vez mais customizado e em tempo real, possibilitando o desenvolvimento de experiências perfeitamente ajustadas a cada cliente, face à disponibilidade, tratamento e interpretação dos dados relacionais e à possibilidade crescente da geração de produtos personalizados numa cadeia de produção, totalmente automatizada e inteligente.

O novo marketing do futuro – que designo por Humantech Marketing – prospectivo e polarizado no Ser Humano, será fruto de um novo mindset empresarial e da possibilidade prática de antecipar, criar e personalizar, em tempo real, experiências imersivas e memoráveis, que possam exceder as expectativas de relacionamento de cada cliente, com uma empresa ou marca, podendo gerar a sua maior fidelização, mas simultaneamente contribuindo para um futuro mais sustentável.

“Humantech Marketing, o marketing molecular e humano”, corresponde a uma fase da teoria e da prática do marketing, em construção, que decorre nesta década e se aprofundará na próxima.

Descrevo nos meus últimos livros – Humantech Marketing e Marketing Pós-digital – as técnicas e processos de transformação que o marketing vem e continuará a atravessar, com o foco na evolução da tecnologia centrada e ao serviço do ser humano, no sentido de desempenhar um papel cada vez mais relevante para as pessoas, enquanto clientes, para as empresas, para outras organizações e para a sociedade.